Os Festivais Gil Vicente iniciam-se hoje, em Guimarães, com a peça “Blackface”, de Marco Mendonça, numa edição que quer mostrar o trabalho teatral de uma “nova geração criativa".
A banda portuguesa Bateu Matou, dos bateristas Quim Albergaria, Ivo Costa e Riot, atua em julho no 58.º Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, cujo cartaz inclui também a cantora cabo-verdiana Mayra Andrade.
O Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pela Câmara de Redondo (Évora), através da biblioteca municipal, conta na edição deste ano com modalidade livre e tem como tema “Lusofonia”, foi hoje divulgado.
A terceira edição do Primavera Tondela - Art & Music Festival distribui os concertos por dois palcos e leva a arte de rua a várias artérias da cidade, anunciou hoje em comunicado a Câmara Municipal.
A RTP fechou 2023 com resultados líquidos positivos pelo décimo quarto ano consecutivo, no valor de 2,5 milhões de euros, que comparam com cerca de 800 mil euros em 2022, foi hoje anunciado.
O Operafest celebra este ano Camões, com a estreia absoluta de uma cantata performance a partir de “Os Lusíadas”, numa edição que se estenderá de Oeiras a Lisboa, a partir de 22 de agosto, sob o tema “Instinto Fatal”.
Mais de uma dezena de jovens e adultos das comunidades ciganas residentes nos bairros portuenses de Contumil, Lagarteiro e Cerco protagonizam o espetáculo de flamenco “ZHA! Laray”, que se estreia na quinta-feira, no Grande Auditório do Rivoli, no Porto.
O festival de música erudita ZêzereArts regressa de 15 a 28 de julho, fundindo pedagogia, música e património, com cursos para músicos e oferta de concertos, recitais e espetáculos de ópera em “lugares emblemáticos” de quatro concelhos.
A exposição “Quem és tu?", sobre o Teatro Nacional D. Maria, a inaugurar no Museu do Teatro e da Dança, em Lisboa, na quinta-feira, visa mostrar o país, a partir do teatro, e que papel aquele edifício teve ao longo dos tempos.
A 12.ª edição do festival Que Jazz é este?, organizado pelo Gira Sol Azul, em Viseu, conta com mais um dia de concertos e uma sessão em parceria com a ACERT, anunciou uma das responsáveis pela organização.
Os 50 anos do 25 de Abril e os 500 do nascimento de Luís de Camões marcam este ano a presença portuguesa na Feira do Livro de Madrid, com iniciativas com 17 autores a partir de quinta-feira.
O festival Sons do Parque junta entre 19 e 20 de julho, em Alijó, seis grupos de diferentes géneros musicais, desde Expresso Transatlântico, Steffan Morrison, Sven Hammond, The Twin Soul, Noa & The Hell Drinkers a Biblioteka.
O livro “Cigarra”, do autor australiano Shaun Tan, um conto ilustrado sobre trabalho e desumanização, foi publicado em Portugal pela editora Orfeu Negro.
"Popular", peça da atriz e criadora Sara Inês Gigante, a estrear este mês em Guimarães, estabelece-se como uma metáfora, construída sobre "uma autoficção", que questiona convenções e estereótipos relacionados com conceitos de público, popularidade e o modo de a atingir.
A terceira edição do Festival Mais Solidário regressa a Castelo Branco nos dias 2, 3 e 4 de agosto, com dez concertos agendados para os três dias do evento.
André Caetano, André Lima Araújo e Joana Afonso estão entre os artistas portugueses representados numa exposição de banda desenhada patente, até final do mês, no shopping de Viana do Castelo, foi hoje divulgado.
O Rock à Moda do Porto regressa em outubro à cidade Invicta, para celebrar “a vivacidade do rock que se faz a Norte”, com um cartaz que inclui Blind Zero, Sérgio Godinho e Zen, foi hoje anunciado.
O grupo de folk rock português Quinta do Bill e a banda-tributo dos Queen, One Vision, são dois dos destaques da segunda edição do festival revivalista Revolução Grisalha que se realiza entre 28 e 30 de junho em Baião.
A peça “Hécuba, não Hécuba”, com texto e encenação de Tiago Rodrigues, a estrear-se este mês no Festival de Avignon, em França, vai ser apresentada em Portugal de 9 a 11 de janeiro de 2025, confirmou a produção.
O escritor José Viale Moutinho é o vencedor do Grande Prémio de Literatura dst 2024, com a obra de poesia “Desaparecimento Progressivo”, anunciou hoje o grupo dst que promove o galardão.
O Rijksmuseum de Amesterdão descobriu a verdadeira identidade de um casal retratado pelo pintor neerlandês Frans Hals, em 1637, como o autarca da capital dos Países Baixos Jan van de Poll, e a sua mulher, Duifje van Gerwen.
O investigador Carlos Maria Bobone disse que o seu livro “Camões, vida e obra”, a publicar no próximo dia 10, resulta de investigação sobre a época e serve “para se descobrir Camões e a beleza da sua poesia”.