O escritor angolano Pepetela começa hoje a ser homenageado em Benguela, Angola, pelo evento Escritaria, um festival literário originalmente organizado na cidade portuguesa de Penafiel, que este ano se estreia, internacionalmente, naquele país africano, informou a organização.
Os trabalhadores da SIC vão realizar, em 1 de fevereiro, um protesto silencioso nas instalações da empresa, por considerarem “injustos e insuficientes os aumentos salariais propostos” pela administração, reivindicando “aumentos salariais generalizados" no segundo semestre do ano.
O Boom Festival, que decorreu em Idanha-a-Nova, em julho, foi distinguido, pela oitava edição consecutiva, com o "Greener Festival Award", prémio internacional que premeia eventos exemplares para a indústria através das suas práticas de sustentabilidade.
As fundações Casa da Música, Serralves e Centro Cultural de Belém vão receber este ano 24,7 milhões de euros, por via de transferências do Fundo de Fomento Cultural, disse hoje à agência Lusa fonte oficial do Ministério da Cultura.
A ópera “O Rouxinol”, de Sérgio Azevedo, com encenação de Mário João Alves e direção musical do maestro João Paulo Santos, estreia-se no próximo dia 29, no Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa.
Cinquenta peças, tantas quantos os anos passados desde a morte de Amílcar Cabral, vão contar a história do líder africano numa exposição da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, patente no palácio Baldaya a partir de março.
O Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, encerrado desde 2016 para obras de requalificação integral, deverá reabrir ao público no final de 2023, indicou à agência Lusa a sua diretora, Bárbara Coutinho.
A ópera de câmara “Paraíso”, do compositor Nuno da Rocha, foi escrita para a celebração dos 30 anos Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, que acolhe a sua estreia, no próximo dia 27.
Eugénio de Andrade é “uma das figuras mais relevantes no panorama artístico de Portugal”, pela “alta qualidade da escrita” e pela “firmeza e exatidão da palavra”, segundo Federico Bertolazzi, um dos organizadores das comemorações do centenário do escritor.
Um colóquio internacional, congressos, exposições, concertos e leituras são algumas das iniciativas que arrancam hoje e vão decorrer ao longo do ano para celebrar o centenário do escritor e poeta Eugénio de Andrade.
Os portugueses Club Makumba, Hause Plants e Holly e os luso-espanhóis Ayom atuam esta semana no festival neerlandês Eurosonic Noorderslag, que decorre entre hoje e sábado em Groningen.
Um inédito que Annie Ernaux revelou poucos meses antes de receber o Prémio Nobel de Literatura, sobre a relação de uma mulher de 50 anos com um homem 30 anos mais novo, chega a Portugal no final deste mês.
O novo romance de Salman Rushdie, “Victory City”, vai ser editado em Portugal no final deste ano pela Dom Quixote, que antes disso ainda lançará o seu último livro de ensaios, “Linguagens da Verdade: Ensaios 2003-2020”, em fevereiro.
O Teatro Nacional São João (TNSJ) vai ter um semestre preenchido por encenadores portugueses ligados à sala, desde o atual diretor, Nuno Cardoso, aos anteriores, Nuno Carinhas e Ricardo Pais, bem como a estreia como dramaturgo de Pedro Mexia.
O artista português Alexandre Estrela vai apresentar a exposição “Flat Bells”, no Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova Iorque, entre novembro deste ano e janeiro de 2024, anunciou a instituição.
A exposição “Se isto fosse um paraíso feito de nada”, a inaugurar no sábado, no Porto, vai “pôr em evidência” a realidade dos bairros construídos no âmbito do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), após a queda da ditadura.
O empresário José Berardo entregou, na quinta-feira, um requerimento ao Supremo Tribunal Administrativo para tentar travar um despacho do Governo relacionado com a extinta Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Coleção Berardo (FAMC-CB).
A Câmara Municipal de Lisboa comprometeu-se a encontrar uma morada provisória para a instalação do Hot Clube de Portugal (HCP) até 19 de março, disse a presidente da instituição à Lusa, após reunião com a autarquia.
A temporada de 2023 do Teatro da Rainha vai estar marcada por duas criações, dez acolhimentos, duas edições e 11 sessões de poesia com que a companhia residente nas Caldas da Rainha reflete sobre a violência e a guerra.
A Casa da Música, no Porto, faz hoje a abertura oficial do ano dedicado à Alemanha, com o arranque de um ciclo intitulado “Made in Germany” que vai prosseguir até dia 29 de janeiro e inclui duas estreias nacionais.
Mais de 1,4 milhões de exemplares do livro de memórias do príncipe Harry foram vendidos no primeiro dia em que foi colocado nas bancas, sendo um recorde para este tipo de obras, anunciou hoje a editora.
O músico Carlos Alberto Moniz é o vencedor do Prémio Pedro Osório/2022, pelo seu disco "Por Esse Mar Abaixo", culminando "um percurso de 51 anos a fazer canções”, anunciou na terça-feira a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), promotora do galardão.
A cantora portuguesa Carminho edita em março um novo álbum, intitulado "Portuguesa", que resulta de uma "busca pelo aprofundamento do seu pensamento sobre o fado", revelou hoje a agência de música Arruada.
Os Xutos & Pontapés vão fazer vários concertos pelo país, entre março e abril, para celebrar os 35 anos do álbum "Circo de Feras", contando com a participação do guitarrista Tó Trips, anunciou hoje a promotora.