O escritor Luís Carmelo, vencedor do Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores (APE) 1988 com “A tetralogia lusitana de Almeida Faria”, morreu domingo, em Lisboa, aos 68 anos, disse à Lusa fonte próxima do escritor.
O ilusionista português Helder Guimarães vai estrear em Los Angeles a 25 de abril de 2024 o seu próximo espetáculo, “The Hope Theory”, com histórias pessoais sobre emigração, a América e a Revolução dos Cravos.
João Montez e Trabalhadores do Comércio foram os convidados do terceiro episódio da segunda temporada do "The Emergente Show". O apresentador e a banda estiveram à conversa com Tiago David no Emergente Centro Cultural, em Marco de Canaveses. Veja o vídeo.
O espaço bracarense gnration termina hoje as celebrações do décimo aniversário, com uma programação gratuita, que inclui Panda Bear com Sonic Boom e a Orquestra de Dispositivos Eletrónicos com alunos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.
No Dia Mundial da Dança, que hoje se assinala, a coreógrafa chinesa Yang Liping apela a bailarinos e criadores para que escutem “com mais atenção as alegrias e as tristezas do mundo”, lê-se na mensagem internacional.
A definição do que é arte sempre foi uma pergunta aberta, colocada ao nível do olhar de quem a vê, mas a possibilidade de criação artística por Inteligências Artificiais (IA) num processo visto como “imparável” coloca agora novos desafios.
A tradição e a contemporaneidade voltam a cruzar-se na segunda edição do festival Futurama, que vai decorrer no mês de junho nos concelhos alentejanos de Mértola, Castro Verde e Beja, com música, artes visuais e performances.
Um concerto, um colóquio, conversas, filmes, performances e exposições dedicados a Madalena de Azeredo Perdigão são algumas iniciativas previstas na Gulbenkian, para celebrar o centenário desta “figura incontornável” da fundação, no domínio artístico e educativo, que hoje se assinala.
O Prémio Vida Literária Vítor Aguiar e Silva, no valor de 20 mil euros, foi atribuído à escritora Lídia Jorge, “personalidade de invulgares méritos e reconhecimento na atividade cultural”, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Escritores (APE).
O diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) considera que o projeto Odisseia Nacional, com que o TNDM viaja pelo país ao longo deste ano, “tem ultrapassado bastante a expectativa” inicial, ao ponto de reequacionar projetos futuros.
O presidente da BBC, Richard Sharp, anunciou esta sexta-feira a sua renúncia, depois de ter ficado encurralado por um conflito de interesses a respeito de sua nomeação para o cargo.
A Mostra Internacional de Teatro (MIT) arranca na segunda-feira e vai decorrer até sábado, em Braga, Barcelos e Maia, sendo metade das receitas de bilheteira destinada ao Teatro Nacional da Região de Kershon, na Ucrânia, anunciaram os promotores.
O ator, dramaturgo e encenador Tiago Rodrigues e a fadista Mariza marcam presença, em agosto, na edição 2023 do Festival Internacional de Edimburgo, na Escócia, segundo a programação do certame disponível na Internet.
Um festival “livre de álcool, drogas e tabaco”, o Ananda - Festival of Bliss, realiza-se entre 12 e 16 de julho numa quinta biológica no Ourondo, aldeia no concelho da Covilhã.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, visita esta sexta-feira projetos culturais e artísticos apoiados pelo Governo no Alentejo e Algarve, no âmbito da iniciativa “Cultura que somos”, foi hoje anunciado em comunicado.
O Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, vai acolher até julho a peça "Casa Portuguesa", de Pedro Penim, um concerto de Adriana Calcanhotto e um espetáculo do humorista Luís Franco Bastos, segundo a programação hoje apresentada.
O espetáculo “Serei/Afrodiaspórica”, de Dori Nigro, é apresentado sexta-feira e sábado, na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, trazendo ao DDD – Dias da Dança uma caminhada, ou desfile, pela ‘afrodiáspora’ e pela “pluralidade da negritude”.
O escritor Mário Cláudio vai ser homenageado na edição deste ano do Bibliotecando em Tomar, que decorrerá a 5 e 6 de maio na Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca, em Tomar, no distrito de Santarém.
Vinte colunas numa plateia vazia dão voz a 20 migrantes da América Latina, ouvidas pelos espectadores, que se reúnem no palco, num projeto intitulado “Concerto”, que também não tem música, e que se estreia em Alcobaça a 5 de maio.
A promotora norte-americana Live Nation comprou uma posição de controlo na promotora portuguesa Ritmos&Blues e na empresa Arena Atlântico, gestora da Altice Arena, em Lisboa, foi hoje anunciado através da Autoridade da Concorrência (AdC).