Com estreia marcada para dia 10 de maio, no Teatro Meridional, em Lisboa, "O Filho da Rainha e a Mãe do Rei", peça encenada por Cássio Scapin, conta com a prestação em palco de Luísa Ortigoso e Beto Coville.
A coreógrafa Tânia Carvalho apresenta no festival DDD - Dias da Dança, no Porto, o espetáculo “Versa-vice”, em estreia nacional, e o concerto “Madmud”, duas faces de uma forma de criar “muito intuitiva”, explica em entrevista à Lusa.
Os atores Luís Lucas e Manuel Wiborg, do coletivo Artistas Unidos, estão no dia 25, pelas 11h00, na Igreja da Pena do Castelo de Leiria, onde vão ler dez poemas de poetas ucranianos da antologia “Quando a primavera chegar – 10 poemas de guerra”.
“Em duplicado”, com texto de Joana Bértholo a partir de “O Homem Duplicado” de José Saramago, numa criação de Carlos Marques, é o espetáculo em cena no Teatro Meridional, em Lisboa, de 26 a 30 de abril.
Uma exposição com obras da artista visual e realizadora Pauliana Valente Pimentel, que retratam o quotidiano de famílias da comunidade cigana no Algarve, vai ser inaugurada a 27 de abril na Galeria Quadrum, em Lisboa.
O Corpo+Cidade, festival organizado pelo Balleateatro para o espaço público do Grande Porto, regressa novamente integrado no DDD - Dias da Dança, desta sexta-feira a 30 de abril, com seis espetáculos de entrada livre.
Todos os contos de Franz Kafka foram pela primeira vez compilados e são agora publicados em Portugal, num volume que inclui textos nunca antes integrados noutras antologias, baseado na edição crítica do autor e que segue os manuscritos originais.
A ministra da Cultura brasileira, Margareth Menezes, considerou hoje que a entrega do Premio Camões de 2019 ao músico Chico Buarque em Portugal simboliza o regresso aos valores democráticos no Brasil.
O espetáculo “Fashion Freak Show”, criado e dirigido pelo designer de moda francês Jean Paul Gaultier e sobre ele, vai passar por Portugal em novembro, com apresentações em Lisboa e no Porto, anunciou hoje a promotora UAU.
Ator enfrentava uma acusação de homicídio involuntário pelo disparo na rodagem do filme que levou à morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins em 2021.
A escritora Ana Pessoa e o ilustrador Bernardo P. Carvalho voltaram a trabalhar juntos para uma nova novela gráfica, “Mar Negro”, sobre adolescência e identidade, e que acaba de ser publicada pela Planeta Tangerina.
“Limpa” é o primeiro livro da autora chilena Alia Trabucco Zerán publicado em Portugal e apresenta uma tragédia contada em registo confessional por uma empregada doméstica, que escancara o fosso entre classes, a falsa intimidade e a podridão familiar.
O Festival Y, dedicado às artes performativas, começa hoje, na Covilhã, com um concerto de Rita Vian, numa programação que decorre até 8 de julho e que aposta na descentralização dos espetáculos.
O Teatrão de Coimbra vai celebrar as “49 Primaveras de Liberdade” ao longo dos próximos dias, com dois espetáculos diferentes, num total de quatro datas, e ainda três conversas abertas ao público.
Uma pintura inédita de Joan Miró, intitulada "O pássaro da manhã" e pintada em 1939, foi leiloada esta quarta-feira em Paris por 2,83 milhões de euros, superando as expectativas, divulgou a casa de leilões Sotheby's.
A vida e obra de Natália Correia vão ser evocadas hoje numa sessão da Assembleia da República, no âmbito do centenário de nascimento da escritora e poetisa, que incluirá a apresentação da sua recém-publicada biografia.
O Trigo Limpo - Teatro ACERT marca presença na ilha de Lanzarote, Canárias, com o espetáculo “A Passarola”, inspirado em "Memorial do Convento", de José Saramago, a propósito do centenário do nascimento do escritor, anunciou hoje um responsável desta estrutura.
O cartoonista Onofre Varela refutou hoje as acusações de antissemitismo proferidas pela Comunidade Israelita de Lisboa (CIL), sublinhando que decidiu retirar o cartoon em causa da Bienal de Arte de Gaia “para não ferir suscetibilidades tão melindrosas”.
A peça "Este peixe é um robalo", de António Alvarenga e Cristóvão Cunha, vai abrir o Momento I do festival multidisciplinar Temps d’Images, constituindo uma das seis estreias da programação, a decorrer entre 24 e 26 de maio, em Lisboa.
O encenador Ricardo Pais admitiu na terça-feira que a direção da peça “Longa Jornada Para a Noite”, de Eugene O'Neill, que se estreia no Porto na quinta-feira, seria “fechar com chave de ouro” a sua carreira.
O escritor e cronista Miguel Esteves Cardoso foi o vencedor do Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários, da Associação Portuguesa de Escritores (APE), com o livro “Independente Demente", da Bertrand, anunciou hoje a organização.
O pintor e ceramista Manuel Cargaleiro, que anseia transmitir otimismo e continua, aos 96 anos, a identificar-se como “o garoto simples que faz bonecos”, apresentou na terça-feira, em Vila Nova de Gaia, a exposição “Pintar a Luz, Viver a Cor”.