Pinturas, esculturas, azulejos e uma coleção de peças, recolhidas pelo mundo, que vai do artesanato urbano vendido na rua até ao industrial, compõem a primeira exposição em Portugal do artista francês Hervé di Rosa, criador do conceito “Arte modesta”.
A primeira mostra do fotógrafo italiano Luigi Ghirri em Lisboa, com 79 fotografias produzidas nos anos 1980, patente no Museu do Centro Cultural de Belém (CCB), é a “ponta do icebergue” de uma vasta obra “de grande clareza”.
O Museu Metropolitano (Met) de Nova Iorque dedica uma exposição a Juan de Pareja, o escravo mouro que foi propriedade de Diego Velázquez até à sua alforria e que depois se tornou pintor por contra própria.
Concertos, cinema, conversas e passeios pelo património são propostas deste ano do Festival Imaterial, que volta a transformar Évora, de 19 a 27 de maio, em palco de transmissão de saberes e culturas entre povos e gerações.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou na segunda-feira, Dia Mundial do Teatro, a “importância das artes de palco”, lembrando o seu empenho crónico no combate por um “financiamento claro e justo”.
O encenador Luís Miguel Cintra escreveu “Pequeno Livro Arquivo”, uma retrospetiva de 50 anos de carreira, que também é balanço de vida e testemunho de sentimento do fim prematuro, face à ‘subvida’ que afirma estar a viver.
Já imaginou Adele, Taylor Swift, Selena Gomez ou Ariana Grande com barba? Os fãs das artistas decidiram fazer algumas montagens, que foram compiladas pelo Bored Panda. Veja na galeria o resultado.
Paul Rusesabagina foi interpretado por Don Cheadle, o que lhe deu notoriedade. Tinha sido condenado a 25 anos de prisão por terrorismo num processo que os seus partidários criticaram como uma "farsa".
O Ministério da Cultura vai duplicar o apoio financeiro à Casa do Artista, de 50 mil para 99 mil euros por ano, de 2023 a 2025, segundo o protocolo hoje assinado com a Apoiarte – Associação de Apoio aos Artistas.
O homem que conduzia alcoolizado e abaixo do limite de velocidade no acidente que, em 2020, vitimou Sara Carreira vai ser julgado pelo crime de homicídio por negligência grosseira, tal como o então namorado da cantora, Ivo Lucas.
Na passada semana, Joana Marques analisou o podcast de Yolanda Tati em "Extremamente Desagradável", da Renascença. No total, a rubrica do programa "As Três da Manhã" contou com quatro edições dedicadas às entrevistas conduzidas pela influencer.
A Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, vai expor cerca de 200 fotografias que retratam a “casa, vida e obra” do escritor e artista Mário Cesariny, antecedendo o arranque das comemorações do centenário.
A escritora e tradutora argentina María Kodama, viúva e principal divulgadora da obra do escritor Jorge Luis Borges, morreu no domingo aos 86 anos, informaram pessoas próximas.
O encenador Peter Stein regressa pela terceira vez ao Festival de Almada, a decorrer em julho, com a comédia “O Aniversário”, de Harold Pinter, que no dia 12 se apresenta na Escola D. António da Costa, em Almada.
Conversas, leituras, visitas guiadas e espetáculos musicais, entre os quais “Abril em flor”, na noite de 24 de abril, no Terreiro do Paço, constam do programa das Festas de Abril em Lisboa, que celebram a Liberdade, anunciou hoje a autarquia.
A mensagem internacional do Dia Mundial do Teatro, que se assinala na segunda-feira, apela à união dos profissionais para que despertem “a consciência do mundo” de modo a "encontrar a essência perdida da Humanidade”.
Um italiano fez-se passar, durante anos, por editor e agente para ter acesso a mais de mil manuscritos de escritores, alguns de renome, embora nunca tenha vendido nem divulgado as obras e acabou por evitar a prisão.
A diretora de uma escola pública da Flórida foi forçada a demitir-se após um pai reclamar sobre alunos de 11 e 12 anos terem sido expostos a pornografia numa aula sobre arte renascentista que incluía a escultura “David” de Miguel Ângelo.
O Plano Nacional de Leitura vai dedicar uma semana de atividades em cinco cidades de norte a sul do país ao desafio de aproximar toda a comunidade dos livros e mostrar que “a leitura é de todos”.
A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) distinguiu 21 criadores, em oito áreas culturais, do teatro à rádio, dança e literatura, para “prestigiar o seu trabalho e ajudar a promover as suas obras junto do público”, divulgou hoje aquela cooperativa.
Os profissionais da cultura francesa pedem a retirada da polémica reforma, que descrevem como injusta, ineficiente e que afeta mais severamente as pessoas e mulheres mais vulneráveis.