Os escritores Eduardo Lourenço, Eugénio de Andrade, Mário Cesariny, Natália Correia e Urbano Tavares Rodrigues vão ser homenageados durante a sexta edição do Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – Palavras de Fogo, em junho de 2023.
A obra “Uma pequena vida”, de Hanya Yanagihara, um romance da Rússia contemporânea que é finalista do Prémio Goncourt e novos livros de Bruno Vieira Amaral, João Tordo e Djaimilia Pereira de Almeida, são algumas novidades editoriais de novembro.
Arranca terça-feira o Encontro de Artes Performativas, destinado a divulgar 24 artistas num cruzamento entre a dança e áreas como a investigação, a formação e o pensamento.
A peça, adaptada de "Par le bout du nez”, dos dramaturgos franceses Matthieu Delaporte e Alexandre de La Patellière, tem estreia marcada para sexta-feira.
A exposição ‘Manoel de Oliveira Fotógrafo’, que apresenta “uma faceta desconhecida” do cineasta, que era também um apaixonado por fotografia, vai estar patente em Barcelona, Espanha, a partir de 8 de novembro, anunciou a Fundação de Serralves.
Comédia centrada na luta pelo poder, muito ligada à linguagem do absurdo, é como Carlos Avilez define "A Sr.ª Ministra", nova criação do Teatro Experimental de Cascais, que se estreia a 12 de novembro, no Teatro Municipal Mirita Casimiro.
Obras de pintura de 39 artistas compõem a exposição internacional que homenageia o Douro classificado como Património Mundial da UNESCO há 20 anos e que foi inaugurada no sábado, na cidade do Peso da Régua.
Uma antologia “pioneira” de poesia homoerótica, que reúne 101 poemas de 101 poetas, clássicos e contemporâneos, que oferece uma perspetiva abrangente sobre as representações do homoerotismo na poesia desde a Idade Média foi recentemente publicada pela editora Avesso.
A artista Maria Capelo venceu o Prémio FLAD de Desenho 2022, com as suas “imagens apenas aparentemente simples”, a partir das quais recria a tradição paisagista “de um modo inovador e surpreendente”, foi hoje anunciado.
O autor brasileiro Marcello Quintanilha reuniu breves histórias de banda desenhada no livro "Vistam todas as flores", através das quais reflete sobre a relação dos brasileiros com o contexto social do seu país, como contou à agência Lusa.
As estrelas que dão vida aos "Vingadores" foram ao Twitter na sexta-feira para convocar os brasileiros a comparecerem às urnas no segundo turno das eleições presidenciais de domingo.
A bailarina Diana Faria, aluna da escola de dança Ent’Artes, de Braga, foi distinguida com o Solo Seal, da Royal Academy of Dance (RAD), "o nível mais alto de exame" da instituição britânica, segundo o site desta estrutura.
Quarenta e um cadernos escritos por uma amiga ao longo de 21 anos estão na base do novo espetáculo criado e dirigido por Raquel S., “Cadernos de”, a estrear a 2 de novembro, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.
A antiga presidente do Parlamento Europeu Simone Veil, ex-ministra francesa da Saúde e sobrevivente do Holocausto, é homenageada hoje, em Lisboa, com a inauguração de uma escultura, na Praça Europa, no âmbito da Temporada Cruzada França-Portugal.
A obra completa da poeta afegã Nadia Anjuman, assassinada há 17 anos pelo marido, vai ser publicada em Portugal no início de novembro, naquela que será a sua primeira edição numa língua que não a persa.
A bailarina portuguesa Catarina Rosa rumou ao Mindelo, Cabo Verde, e o bailarino cabo-verdiano Gilson Costa a Lisboa, Portugal, num intercâmbio que chega agora ao fim e irá deixar marcas na sua dança quando regressarem aos seus países.
A seleção dos concorrentes ao Prix Lausanne 2023, a decorrer de 29 de janeiro a 5 de fevereiro, inclui quatro alunos de uma única escola portuguesa, o Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, de Leiria.
Os atores Paulo Betti e Dadá Coelho participaram numa conferência de imprensa com imigrantes, líderes políticos, comunicadores e movimentos sociais sobre a segunda volta das eleições presidenciais no Brasil, decorrida na na Casa do Alentejo, em Lisboa, na passada quarta-feira, 26 de outubro.
Numa década, Lisboa acolheu a rodagem de mais de 800 produções de cinema, audiovisual e fotografia, com orçamentos de gastos superiores a 150 milhões de euros na cidade, revelou hoje a Lisboa Film Commission (LFC).