Trinta e sete autores portugueses vão estar na Feira do Livro de Buenos Aires, que este ano tem Lisboa como convidada de honra, num programa com cerca de 100 atividades, centradas no livro, mas também em cinema e música.
A Poesia “está no ar, nos olhos, na palavra dita e por dizer", lê-se na mensagem da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) a propósito do Dia Mundial da Poesia, que hoje se celebra.
A Biblioteca Pública Municipal do Porto, cujo projeto de reabilitação e ampliação será apresentado na sexta-feira, vai encerrar ao público a 1 de abril, mas manterá apoio aos investigadores, foi hoje anunciado.
O Teatro Variedades, no Parque Mayer, em Lisboa, recentemente reabilitado, vai ser cedido à empresa municipal EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural para acolhimento de espetáculos "inclusivos, diversos e acessíveis".
A fotógrafa das estrelas Annie Leibovitz, admitida na Academia das Belas Artes de Paris na quarta-feira, diz que a IA não é uma ameaça ao seu ofício – apenas mais uma ferramenta artística.
A escritora Lídia Jorge afirmou que o respeito pelas mulheres na literatura e até se perceber que não escreviam apenas “sobre coisas cor-de-rosa” demorou muito tempo.
Herman José agradeceu hoje com humor a Medalha de Mérito Cultural recebida de um Governo “hiper demissionário”, considerando que “a liberdade não é oferecida” e que a situação nacional resulta apenas de “acontecimentos naturais de uma democracia funcional”.
O primeiro-ministro cessante, António Costa, enalteceu hoje a carreira de Herman José, considerando-o um “humorista incondicionalmente comprometido com a liberdade” e cujos programas permitiram que a democracia saísse “da televisão a preto e branco” e ganhasse cor.
Convenção promete quatro dias de animação e as presenças já confirmadas de Raymond Lee, Anna Shaffer, Evanna Linch, Ed Westwick, André Lamoglia, Juan Carlos Fresnadillo ou Finn Jones.
Ator que ganhou o "Óscar" francês de Melhor Revelação Masculina por "Shéhérazade" foi condenado a três anos de prisão, mas outros prazos legais aguardam-no.
O poeta Nuno Júdice, que morreu no domingo, em Lisboa, aos 74 anos, dizia que o mais relevante na sua poesia é a imagem, a possibilidade de ver e dar a ver, "o que fica nas palavras daquilo que se viveu".
O poeta Nuno Júdice morreu este domingo, dia 17 de março, em Lisboa, aos 74 anos, confirmou a editora Dom Quixote à agência Lusa depois de a notícia da morte ter sido avançada pela SIC.
O Teatro D. Maria II vai celebrar o Dia Mundial do Teatro, 27 de março, com uma programação centrada nos 50 anos do 25 de Abril, que inclui um debate, canções da revolução e um concerto, revelou o diretor artístico.
A artista plástica Ângela Ferreira defende que as instituições culturais do país “devem abrir-se a outras vozes” e dar espaço a artistas afrodescendentes, para que a arte contemporânea se torne mais inclusiva e contrarie a “estagnação atual”.
“Desver”, uma “performance em construção” sobre um país ocupado por outro, que fala dos territórios palestinianos ocupados por Israel, é uma criação de Joana Craveiro que o Teatro do Vestido apresenta hoje em Évora.
Os palácios nacionais da Pena, de Queluz e de Sintra já têm visitas guiadas diárias, em horários fixos, com aquisição prévia online, oferta que pode ser estendida aos restantes monumentos sintrenses, anunciou a Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML).