Dia de abertura do festival de cinema independente com os planos-sequência de André Gil Mata a perambular pela Bósnia em “A Árvore”. Já “Adieu Philippine” inaugura a secção Herói Independente com as positivas vibrações dos anos 60.
Nove secções, 11 dias, dezenas de filmes: para celebrar esta festa do cinema independente, o SAPO Mag escolheu dez filmes para dar a ideia da ampla programação. O IndieLisboa decorre até 6 de maio e os espaços principais são a Culturgest, o cinema São Jorge e a Cinemateca Portuguesa (por RONI NUNES)
Os realizadores Davide Barletti e Lorenzo Conte recorrem ao artifício de uma história composta só por crianças para refletir sobre a eternização da opressão entre os seres humanos.
A Festa do Cinema Italiano está de volta e a 11ª edição abrangerá 15 cidades em todo o país. Em Lisboa serão exibidos cerca de 50 filmes, incluindo uma ampla retrospetiva dedicada a Marco Ferreri. O SAPO Mag fez uma antevisão do festival e propõe dez filmes imperdíveis.
O maior festival de animação de Portugal arranca hoje (08/03) no cinema São Jorge, em Lisboa, e decorre até o dia 18. Diversos espaços abrigam a programação, entre os quais a Cinemateca Portuguesa. O SAPO Mag conversou com o diretor do festival, Fernando Galrito, e escolheu dez propostas imperdíveis
A 9ª edição do Festival Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin) decorre entre 27 de fevereiro e 6 de março. “Como Nossos Pais” é a obra escolhida para a sessão de abertura.
Recorrendo à frase já foi muitas vezes proferidas por Jean-Luc Godard como título, foi lançado um novo livro reunindo cinco anos de reflexões sobre a Sétima Arte de jovens críticos de cinema.
O SAPO Mag conversou com o académico Jorge La Ferla, presente no evento, sobre os novos filmes da Argentina apresentados durante a Mostra Ibero-americana que termina este sábado.