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Cannes prestigiou esta quarta-feira pela segunda vez em três dias a dupla Nicole Kidman-Colin Farrell na mostra competitiva, desta vez sob a direção de Sofia Coppola para um remake de "Ritual de Guerra", sobre um soldado ferido acolhido num colégio interno feminino.
Distante do choque estético e narrativo de "As Virgens Suicidas" (1999) e "Lost in Translation" (2003), a cineasta americana apresenta com este drama histórico, em 94 minutos, um filme elegante, mas que que permanece sóbrio, nas paisagens do sul dos Estados Unidos.
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Algo raro para um filme em competição no Festival de Cannes, "The Beguiled" é uma nova versão de um filme dirigido por Don Siegel em 1971 e segue fielmente o mesmo argumento, adaptado de um livro de Thomas Cullinan que se passa durante a guerra da Secessão (1861-65). O papel do cabo John McBurney, interpretado por Colin Farrell no filme de Coppola, foi interpretado antes por Clint Eastwood.
Ferido em território inimigo, este soldado do Norte é recolhido pelas jovens que permaneceram no colégio apesar da guerra. O que fazer? Livrarem-se do "visitante indesejado? Tratá-lo, escondê-lo? A chegada de um homem a este universo feminino perturba os corações e mentes até que a situação finalmente derrapa e atinge a violência.
No início, "não queria fazer uma nova versão", afirmou Sofia Coppola na conferência de imprensa, explicando que tinha tentado 'esquecer' a versão de Don Siegel.
"Finalmente, refleti": no filme de 1971, este "colégio das raparigas durante a Guerra Civil nos Estados Unidos, o mundo das mulheres, é visto pelo ponto de vista do soldado. Então disse a mim mesma, vou fazer uma releitura do filme e contar a história a partir da perspetiva das mulheres".
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Tensões
À frente de Colin Farrell, o filme alinha sete 'cadelas vingativas', como eventualmente acaba por lhes chamar numa cena impressionante de raiva. Sete atrizes, incluindo muitas estrelas: Kirsten Dunst, já presente em "As Virgens Suicidas" e "Maria Antonieta", Elle Fanning e, especialmente, Nicole Kidman, que interpreta com convicção Miss Martha, diretora do colégio interno.
Dupla chique e glamourosa, Kidman e Farrell já tinham participado na mostra competitiva esta semana e impressionaram pela sua atuação num filme muito mais perturbador, "The Killing Of a Sacred Deer", do grego Yorgos Lanthimos.
Em "The Beguiled", a personagem de Miss Martha "é ao mesmo tempo protetora e muito religiosa. Ela quer incutir princípios. É uma guia, professora, e ao mesmo tempo bastante maternal", resume Nicole Kidman.
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Abalada pela chegada deste homem, inimigo, ao pequeno mundo que acredita controlar, Miss Martha vai sucumbir, como as outras, aos seus encantos e, finalmente, ciumenta, castigá-lo.
Jovens mulheres, perturbadas pela chegada de um homem, um fundo de tensão sexual, o filme é uma espécie de regresso à fonte de "As Virgens Suicidas", em que Sofia Coppola explorou esses temas.
"Basicamente, é a questão da luta de poder entre homens e mulheres que conta", ressalta.
O filme, no entanto, deixa de explorar a psicologia dos personagens e suas perversões, desenhadas em traços largos. Aos 46 anos, Sofia Coppola está na disputa para ser a segunda mulher, em 70 edições do Festival de Cinema de Cannes, a receber a Palma de Ouro, depois de isso ter acontecido com Jane Campion e "O Piano" em 1993.
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