Shawn Mendes está de volta ao mundo da música. Para celebrar o seu aniversário com os fãs, na madrugada desta quinta para sexta-feira, dia 8 de agosto, o cantor revelou os primeiros dois temas do seu novo álbum - "Shawn" chega a 18 de outubro e é inspirado nas "viagens e experiências vividas" pelo cantor nos últimos anos.

Nos serviços de streaming de música, o artista revelou o primeiro single do álbum, “Why Why Why” - que conta também com um videoclipe que pode ser visto aqui -, juntamente com "Isn’t That Enough".

Em "Why Why Why", Shawn Mendes confessa que "parece que não há nada de novo a dizer" e que são as mesmas coisas que o continuam a magoar. Na canção, o músico revela que "pensou que estava prestes a ser pai": "Abalou-me profundamente, ainda sou uma criança. Às vezes, ainda choro pela minha mãe".

Já em “Isn’t That Enough", o cantor conta que ainda está num processo de mudança. "O meu coração ainda está partido em dois. Ainda estou a mudar e os meus amigos continuam a ter paciência", canta, acrescentando que a "mãe ainda lhe liga para saber as novidades".

Escrito e gravado ao longo de dois anos, o disco foi criado m diversos locais, como em Nosara, na Costa Rica, no Clubhouse Studio em Rhinebeck (Nova Iorque), no Bear Creek Studio, em Washington, no Darkhorse Recordings, em Nashville e em Electric Lady, em Nova Iorque.

O quinto disco foi escrito e coproduzido por Shawn Mendes, juntamente com os colaboradores Scott Harris, Mike Sabath (“My 21st Century Blues”, de Raye), Nate Mercereau (“New Blue Sun”, de Andre 3000) e Eddie Benjamin, com canções adicionais coescritas com Amy Allen, compositora vencedora de um Grammy, e com Ethan Gruska (Bon Iver e Phoebe Bridgers). O disco conta ainda com instrumentação de Chris Thile, dos Punch Brothers.

"A música pode realmente ser um remédio. Há dois anos sentia que não fazia absolutamente nenhuma ideia de quem era. Há um ano, não conseguia entrar num estúdio sem entrar em pânico total. Por isso, estar aqui agora com 12 belas canções finalizadas parece um grande presente. Sinceramente, agradeço a Deus pelos meus amigos e familiares", escreveu Shawn Mendes nas redes sociais.

"A vida pode ser brutal, mas ter um pequeno grupo de pessoas em quem confias profundamente para te orientar torna tudo muito melhor. Não faço ideia de como teria sobrevivido nos últimos dois anos e muito menos feito um álbum sem vocês", acrescenta.

No Texto, o artista agradece a "Scott, Mike, Eddie, Andrew, Ziggy, Sylvie, Rachel, Brian, Prash, Sarah, Meghan, Connor, Tony, Aaliyah, à mãe, ao pai, Jocelyne, H.O.M e Matty". "Todos os meus amigos e familiares, obrigado por gostarem tanto de mim. E para vocês que têm sido tão incrivelmente solidários, pacientes e carinhosos, obrigado do fundo do coração. Espero mesmo que amem este álbum, eu amo-o, mesmo. Espero que o disco vos faça sentir próximos da terra, como faz comigo", rematou.