A banda Ligados às Máquinas, de Coimbra, lança no dia 6 de dezembro “Amor Dimensional”, disco de estreia daquela que é apresentada como, “provavelmente, a primeira orquestra de ‘samples’ composta por músicos em cadeiras de rodas do mundo”.
Dez anos após o ‘selo’ da UNESCO, o cante alentejano continua a ‘alimentar’ a vida cultural de muitas povoações no Alentejo, mas já não é só para velhos e até chega a novos palcos.
A atribuição do ‘selo’ da UNESCO ao cante alentejano, há 10 anos, provocou uma ‘explosão’ de grupos corais e, mesmo que alguns não tenham resistido ao despovoamento e à pandemia de COVID-19, o saldo é positivo.
O músico Stromae foi homenageado na quinta-feira, 21 de novembro, pelo rei da Bélgica, Filipe, que elogiou o seu “universo musical profundo e não convencional”, garantindo a influência da Bélgica no exterior.
O músico João Só editou esta sexta-feira, 22 de novembro, um novo álbum, “Nos Tempos Livres”, um “disco caseiro”, construído fora das turbulências do seu quotidiano, que fala de amor, do dia-a-dia e de vários “estados de alma”.
A musicóloga Salwa Castelo-Branco faz um balanço positivo da classificação do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade e realça o aumento do interesse dos jovens pelo género.
O cantautor espanhol Luis Pastor foi distinguido com o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura 2024, pela “ligação à defesa dos valores democráticos” e pela “contribuição musical e poética para as transições sociais” na península, foi hoje anunciado.
Três igrejas nas freguesias lisboetas de Campo de Ourique, Misericórdia e Areeiro e o Capitólio vão acolher em novembro e dezembro um programa musical no âmbito das Festas de Natal da cidade, que inclui quatro concertos, foi hoje anunciado.
A Autoridade da Concorrência (AdC) deu ‘luz verde’ à compra da promotora Ritmos & Blues e da gestora do MEO Arena pela Live Nation, anunciada em abril de 2023, foi hoje anunciado.
O fadista Duarte celebra 20 anos de carreira com um novo álbum, “Venham Mais Vinte”, a sair na sexta-feira, um "disco de risco" no qual ousou “dançar com outros géneros, sem perder a característica fadista”.