O Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra começa esta quarta-feira com sessões de filmes pensados para o público escolar, numa edição que dedicará uma retrospetiva ao realizador austríaco Ulrich Seidl.
Ao fim de 35 anos, as salas de cinema vão regressar à Arábia Saudita e filmes daquele país vão ser exibidos pela primeira vez no festival mais importante do mundo.
Mais de uma centena de filmes, que convocam nomes como Dziga Vertov, Agnès Varda, Abbas Kiarostami e Michael Snow, vão ser mostrados pela Cinemateca Portuguesa, num ciclo sobre cinema e fotografia, a partir de 7 de maio, em Lisboa.
A 21.ª edição do Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira decorre entre 8 e 15 de abril. "Alice" (2005),de Marco Martins, será exibido pela primeira vez numa cópia digital nova.
O PCP refere que alguns festivais do Porto admitiram que "não conseguirão manter o nível de cartaz de edições anteriores" se se mantiverem os resultados provisórios do Concurso ao Programa de Apoio Sustentado 2018-2021.
O filme “2001: Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick, estreou-se em Washington há 50 anos, em 2 de abril de 1968, antes de chegar a salas de Nova Iorque e Los Angeles, nos dias seguintes.
A Quinzena dos Realizadores, secção paralela do Festival de Cannes, surgiu da contestação do Maio de 68, com uma programação que a Cinemateca Francesa repõe este mês, com filmes como "O leito da virgem", a exibir hoje em Paris.
O filme "Terra Franca", a primeira longa-metragem da realizadora portuguesa Leonor Teles, venceu o "Prix International de la Scam" no festival Cinéma du Réel em Paris, que começou a 23 de março e termina este domingo.
Inspirado nas criações do brasileiro Oscar Niemeyer, o cine-estúdio do Namibe, em Angola, foi concluído em 1974, na então cidade de Moçâmedes, mas no seu interior, de construção futurista, nunca foi projetado qualquer filme ou realizado algum espetáculo.
O realizador norte-americano Martin Scorsese, de 75 anos, vai receber na edição deste ano do Festival de Cinema de Cannes o prémio honorário Carrosse d'or, um galardão anual atribuído pela Sociedade francesa de Realizadores (SRF).
A curta-metragem "Miragem meus putos", de Diogo Baldaia, vai ser exibida no Porto e em Lisboa, numa sessão com outros filmes que também expressam "o que é viver a juventude e os seus anseios no tempo presente".
Os filmes portugueses “A Fábrica de Nada”e “Djon África” estão na lista de filmes que o jornal norte-americano The New York Times considera que é “preciso ver”, no festival Novos Realizadores/Novos Filmes, que começa hoje em Nova Iorque.
Numa cerimónia reservada, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa distinguiu personalidades, considerando-o também um louvor ao cinema português. O Teatro Experimental de Cascais também foi condecorado.