A segunda edição do Luna Fest, em Coimbra, arranca hoje e estende-se até domingo, com três dias dedicados ao rock, num programa que inclui nomes como Lene Lovich, The Psychedelic Furs, Jon Spencer e The Gories.
O vibrafonista Eduardo Cardinho abre hoje o Jazz em Monserrate, que decorre nos fins de semana de setembro no parque da Serra de Sintra, com a apresentação do álbum “Not far from paradise”.
Uma exposição que explora a noção do estranho na obra de Paula Rego (1935-2022) e Francisco de Goya (1746-1828), com 42 obras da artista portuguesa, é inaugurada em 27 de setembro no Museu Holburne, no Reino Unido.
A segunda parte do festival Impulso arranca no dia 27 com o primeiro de 12 concertos que até dezembro serão apresentados no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha.
As festas que assinalam os 45 anos do município da Amadora, do distrito de Lisboa, vão decorrer entre hoje e 15 de setembro, com música, desporto, exposições e arte urbana, segundo o cartaz divulgado pela Câmara Municipal.
A cantora portuguesa Teresinha Landeiro apresenta este mês ao vivo em Xangai e em Pequim, na China, o seu mais recente álbum, “Para dançar e para chorar”, foi hoje anunciado.
O guitarrista e compositor António Chainho decidiu pôr fim à carreira aos 86 anos, realizando um último espetáculo este mês, em Lisboa, uma decisão que justificou por “sentir dificuldades em tocar alguns temas”.
A revenda de bilhetes para os concertos dos britânicos Oasis já atingiu 7.800 dólares (7.047 euros) em ‘sites’ não autorizados e a banda já alertou que as entradas vão ser canceladas, quando se registam problemas nas páginas oficiais.
O novo diretor da Companhia Nacional de Bailado (CNB), Fernando Duarte, quer encontrar espaços alternativos para apresentar o trabalho daquela estrutura e explorar as novas tecnologias, como a possibilidade de exibição de espetáculos em ‘streaming’ no país.
O conflito israelo-palestiniano ‘entrou’ esta quinta-feira, 29 de agosto, no festival MEO Kalorama, a decorrer em Lisboa, com os Massive Attack a recordarem com clareza de que lado estão nesta e noutras questões que assolam o mundo atualmente.
O regresso a Portugal dos Massive Attack e de Sam Smith marca hoje o arranque do 3.º festival MEO Kalorama, em Lisboa, que decorre até sábado e cujo cartaz do primeiro dia inclui também Peggy Gou ou Loyle Carner.
A obra “Contos do senhor Tomás da Graça (dez contos e três intervalos)”, de Eduardo Palaio, venceu a 15.ª edição do Prémio de Conto Manuel da Fonseca, instituído pela Câmara de Santiago do Cacém, foi hoje anunciado.
Satoko Fujii, Carlos Barretto e Zoh Amba são alguns dos artistas que compõem a programação do festival Jazz ao Centro, que decorre entre 21 de setembro e 5 de outubro, em diversos espaços de Coimbra.
O escultor romeno Virgil Scripcariu expõe pela primeira vez em Portugal, no Mosteiro da Batalha, numa mostra denominada “Triunfo”, com seis esculturas e duas instalações, que é inaugurada no próximo domingo.
A quarta edição do Festival Internacional de Guitarra do Fundão realiza-se entre os dias 5 e 8 de setembro, com a presença de artistas europeus que atuam na sala de espetáculos Moagem.
Os músicos Pedro do Carmo, Lluïsa Paredes e a compositora Eva Aguilar desenvolveram o projeto “Zeca Afonso - Estudos musicais para dois violoncelos”, que transpôs as canções de José Afonso para dois violoncelos, inspirado no violoncelista Paulo Gaio Lima.
Onze grupos corais de Serpa vão atuar em novembro no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, acompanhados por uma orquestra sinfónica, num concerto de celebração do 10.º aniversário da classificação do cante alentejano como Património da Humanidade.
Uma delegação de 20 artistas portugueses, ou que trabalham a partir de Portugal, integram a partir de hoje a primeira participação nacional na Tanzmesse, encontro profissional internacional de dança contemporânea que acontece em Düsseldorf, na Alemanha.
O Festival de Cinema de Veneza começa hoje em Itália com o filme “Beetlejuice Beetlejuice”, comédia de Tim Burton com Michael Keaton e Winona Ryder, num regresso ao universo de fantasmas iniciado nos anos 1980.
Slow J, Ivandro e Pikika são os artistas que abrem hoje o Festival do Crato, que decorre até sábado na vila alentejana que lhe dá nome e cujo cartaz inclui também James, Jorge Palma, Capitão Fausto e Ornatos Violeta.
A Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) vai apoiar este ano a edição no Brasil de 45 obras de mais de 30 autores de língua portuguesa, em cerca de 75 mil euros, foi hoje anunciado.
A peça “Amigos da Treta” volta a trazer para o palco José Pedro Gomes enquanto Zezé, agora com a companhia de Aldo Lima como Joni, no novo espetáculo da série, que se estreia quinta-feira, no Teatro Villaret, em Lisboa.
No Parque da Bela Vista, em Lisboa, ultimam-se hoje os preparativos para que o recinto do festival MEO Kalorama abra às 16h00 de quinta-feira para receber cerca de 100 mil pessoas em três dias de música, arte e sustentabilidade.