Seixal vai receber a 9.ª edição do Festival Liberdade no dia 15 de junho, uma iniciativa da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) para comemorar os valores de abril e potenciar o envolvimento da juventude.
O romance "Velar por Ela", de Jean-Baptiste Andrea, que no ano passado conquistou o Prémio Goncourt, é o vencedor do Choix Goncourt du Portugal 2024, anunciou na quinta-feira o Institut Français, em Lisboa.
A companhia Teatro do Vestido anunciou na quinta-feira o cancelamento de um espetáculo agendado para este mês no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, acusando a autarquia de se recusar a pagar os valores acordados para a sua apresentação.
A União Europeia de Radiodifusão justificou hoje à Comissão Europeia a proibição da bandeira da União Europeia na edição deste ano do Festival Eurovisão da Canção com o “contexto político global sensível” e questões de segurança no recinto.
As fusões do fado com a música cabo-verdiana e do cante alentejano com a canção lírica são propostas do Alentejo World Heritage Festival, que se realiza no final de junho numa vila do concelho de Montemor-o-Novo.
A coletânea de poemas de Lawrence Ferlinghetti intitulada “Uma Coney Island da Mente”, considerada uma “obra fundamental da Geração Beat”, foi publicada este mês pela Antígona, numa versão bilingue, com tradução de Margarida Vale de Gato.
O quarto álbum de Miguel Calhaz, que homenageia os grandes mestres da canção de Abril, vai ser apresentado na sexta-feira, em Coimbra, prevendo-se que o segundo volume seja lançado até ao fim do ano, revelou hoje o músico.
O romance de estreia da realizadora, guionista e romancista sul-coreana Won-Pyung Sohn, “Amêndoas”, de 2016, que lhe valeu três prémios literários, centrado numa pessoa com alexitimia (incapacidade de identificar e expressar emoções), chega este mês ao mercado livreiro português.
O poeta e ficcionista português Casimiro de Brito morreu hoje, aos 86 anos, de causas naturais, em Braga, onde residia desde 2020, disse à Lusa a filha do escritor, Silvia Brito.
Três espetáculos musicais assinalam este mês em Grândola (Setúbal), já a partir desta sexta-feira, “os primeiros passos do poema-canção” de José Afonso “Grândola, Vila Morena”, que seria uma das ‘senhas’ do 25 de Abril, divulgou a câmara.
O festival multidisciplinar Temps d’Images vai regressar a 1 de junho com uma nova direção artística e sete obras na programação, da performance ao cinema, música e teatro, cinco das quais em estreia absoluta, segundo a organização.
O escritor português José Rentes de Carvalho, que celebra esta semana 94 anos, regressa às livrarias com um novo livro, “Cravos e Ferraduras”, um retrato dos últimos anos da vida portuguesa através de personagens “escolhidas a dedo”.
Cinco atores brasileiros e um ator português juntaram-se e fundaram o Teatro do Imigrante, que estreia hoje, em Lisboa, a primeira criação do grupo, “Na Boca do Tubarão”, disse à agência Lusa o diretor da companhia.
Três pintores percorreram localidades entre Vilar Formoso (Almeida) e Cabanas de Viriato (Carregal do Sal), numa recriação do percurso dos refugiados ajudados por Aristides de Sousa Mendes, e, no domingo, finalizam o quadro que iniciaram junto ao Museu da Paz.
Os músicos Sérgio Godinho, Capicua, Valete e Cristina Branco são alguns dos nomes que vão passar pela edição da Festa do Avante! deste ano, que contará também com vários espetáculos dedicados aos 50 anos do 25 de Abril.
A banda norte-americana de rock !!!(CHK CHK CHK), os Mão Morta, de Braga, e os Glockenwise, de Barcelos, são alguns dos nomes do cartaz do Festival Ponte d’Lima, que vai decorrer entre 1 e 3 de agosto.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, “vai assumir a pasta da Cultura”, depois da suspensão do mandato do vereador Diogo Moura, que será substituído por Joana Oliveira Costa, ainda sem pelouros, segundo fonte da autarquia.
Mais de 250 atividades, na maioria de acesso gratuito, vão assinalar o Dia Internacional e a Noite dos Museus, com concertos e visitas orientadas em dezenas de entidades pelo país, segundo a Museus e Monumentos de Portugal.
O romance vencedor do Prémio Goncourt 2023, “Velar por ela”, de Jean-Baptiste Andrea, vai ser publicado em Portugal na quinta-feira pela Porto Editora, trazendo uma história de amor sobre o pano de fundo do fascismo em Itália.
Concertos, cinema documental, conferências, conversas, passeios pelo património e, em estreia, atividades para escolas e famílias em interação com artistas internacionais preenchem o programa do Festival Imaterial, a partir desta sexta-feira, em Évora.
Os Resistência atuam no início do próximo ano nos coliseus do Porto e de Lisboa, foi anunciado hoje, dia em que o grupo divulga “O que Faz Falta”, tema que será incluído no EP “Canções da Revolução”.
The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai decorrer de 14 a 24 de junho e que terão como foco as rusgas populares.
Os portugueses Best Youth apresentam-se ao vivo, no outono, em Lisboa e no Porto com o espetáculo “An evening in Everywhen” que conta com Marisa Liz, The Legendary Tigerman, Moullinex e Wolf Manhattan como convidados, foi hoje anunciado.
A escritora canadiana Alice Munro, que se destacou como contista, vencedora do Prémio Nobel da Literatura em 2013, morreu aos 92 anos, noticiou hoje o jornal de Toronto The Globe and Mail, que cita fontes familiares.