As Festas de Abrantes (Santarém) regressam de 7 e 15 de junho com um programa “arrojado”, com espetáculos musicais, artesanato, tasquinhas e um conjunto de novos espaços e atividades, anunciou na sexta-feira o presidente do município.
Os palácios nacionais da Pena, de Queluz e de Sintra já têm visitas guiadas diárias, em horários fixos, com aquisição prévia online, oferta que pode ser estendida aos restantes monumentos sintrenses, anunciou a Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML).
Editado pela alemã Glitterbeat, o disco sucede aos EP “Cheguei Tarde a Ontem” (2022) e “Se Dançar É Só Depois” (2023), nos quais a artista portuguesa já era autora das letras e composições, cantava, tocava e produzia. "Vou Ficar Neste Quadrado" está disponível em todas as plataformas digitais e em b
Bárbara Bandeira, Pedro Abrunhosa e Ivandro vão atuar na centenária Feira de São Pedro de Torres Vedras, se realiza de 27 de junho a 7 de julho, anunciou hoje a empresa municipal Promotorres, que organiza o evento.
Associações internacionais de autores, editores, livreiros e bibliotecas alertaram para os crescentes movimentos de cancelamento e proibição de obras e autores, que atentam contra a democracia, apelando à defesa da liberdade de expressão, de publicar e de ler.
O músico, compositor e ativista Gabriel O Pensador vai atuar em 13 de julho, na Figueira da Foz, distrito de Coimbra, na segunda edição do BR Fest, festival dedicado à música e cultura brasileiras, anunciou hoje a organização.
A cantora e compositora MARO atua em setembro no Porto e em outubro em Braga e em Lisboa, no âmbito de uma digressão em Portugal e Espanha, na qual irá apresentar temas do próximo álbum, foi hoje anunciado.
A pintora portuguesa Paula Rego (1935-2022) está representada numa exposição com 100 obras, dedicada à relação entre a arte e a maternidade, que estará em itinerância no Reino Unido até à primavera de 2025, segundo a organização.
A 5.ª edição do encontro profissional de música MUMI, promovido pela Eurocidade Valença e Tui, realiza-se entre 12 e 15 de setembro e as inscrições para artistas e profissionais já estão abertas, revelou hoje a organização.
O bailado “As Portas que Abril Abriu”, uma encomenda do município de Leiria à Companhia de Ballet Clássico de Leiria, estreia-se no sábado e envolve mais de cem bailarinos de 16 nacionalidades.
A sétima edição da iniciativa “Uma Imagem Solidária”, a realizar no fim de maio e que junta fotojornalistas e fotógrafos portugueses, vai este ano apoiar a Apoiarte - Casa do Artista, segundo o autor deste projeto, António Cotrim.
O segundo Festival de Banda Desenhada da Lourinhã (LOURIBD) vai realizar-se nos dias 18 a 24 deste mês, com a presença do autor italiano Andrea Ferraris, segundo o programa a que a agência Lusa teve acesso.
O espetáculo “Belonging”, que se estreia na sexta-feira no Teatro Campo Alegre, no Porto, retrata o que 15 pessoas de vários cantos do mundo consideram ser a pertença e o lugar, memórias ou pessoas a que correspondem.
A escritora madrilena Pilar Adón criou um ambiente claustrofóbico e angustiante, psicologicamente perturbador, e onde a natureza ganha força de personagem, no romance “De Bestas e Aves”, que explora os temas recorrentes da sua obra: isolamento, fuga e medo.
A companhia de dança contemporânea Quorum Ballet estreia na sexta-feira, na Amadora, um espetáculo para pôr o espectador a pensar sobre liberdade e opressão, disse o coreógrafo Daniel Cardoso à agência Lusa.
O Y - Festival de Artes Performativas, promovido pela Quarta Parede, assinala a 20.ª edição com 11 espetáculos, entre 4 de abril e 19 de junho, nos concelhos da Covilhã, Castelo Branco e Belmonte.
A historiadora, editora e curadora espanhola Nuria Enguita é a nova diretora artística do Museu de Arte Contemporânea – MAC/CCB, anunciou hoje o Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém.
A biógrafa Maria Antónia Oliveira revelou hoje que começou a trabalhar na biografia da poetisa Luiza Neto Jorge, cujo espólio disse encontrar-se algo abandonado, mas teve de deixar o projeto, “com imensa pena”, por falta de financiamento.
O artista espanhol Aryz inaugura na quinta-feira, no Panteão Nacional, em Lisboa, a instalação “VANITAS”, concebida para a nave principal daquele monumento onde estão túmulos de várias personalidades da história portuguesa.
O universo da banda desenhada para os mais diversos públicos volta a estar em evidência no Coimbra BD 2024, agendado entre os dias 25 e 28 de abril no Convento de São Francisco, anunciaram hoje os promotores.
A 10.ª edição do festival Aleste, no Funchal, decorre entre 23 e 26 de maio, com um conjunto de atividades e o habitual arraial de marcado pelo regresso dos Capitão Fausto ao evento.
O espetáculo “Os Três Irmãos”, de Victor Hugo Pontes e com texto de Gonçalo M. Tavares, é um dos destaques do Festival de Artes de Macau, foi hoje anunciado.
O autor do livro “A Revolução antes da Revolução”, focado em 1971, o ano que mudou a música popular portuguesa, acredita que a ascensão do partido de extrema-direita Chega vai provocar “uma nova geração de canções de protesto”.
O livro “A Revolução antes da Revolução” recorda o ano de 1971 na história da música portuguesa, lembrando que a música de intervenção não foi a única a contribuir para derrubar uma ditadura e mudar costumes.