O realizador franco-marroquino Robin Campillo, que na quinta-feira estreia em Portugal o filme "120 batimentos por minuto", considera que falta vontade política e consciencialização da sociedade para acabar com a epidemia da SIDA.
O Monstra – Festival de Animação de Lisboa regressa em 2018, de 08 a 18 de março, para a sua 17.ª edição, que terá a Estónia como país homenageado, foi hoje anunciado.
Os portugueses The Gift iniciam hoje uma série de concertos no Brasil, com uma atuação no Rio de Janeiro, para apresentar ao vivo “Altar”, editado em abril.
A quarta e última parte da tetralogia “Um D. João Português” é apresentada “em meados deste mês”, em Guimarães, onde em janeiro se estreia o espetáculo na sua versão integral, disse à Lusa o encenador Luís Miguel Cintra.
A escritora Isolda Brasil, radicada em Macau, distinguida em 2015 com um prémio literário nos Estados Unidos, lança “O Último Sangue da Trindade”, o seu primeiro romance em português, com a chancela da Alfarroba.
O lendário maestro e diretor de música honorário da Metropolitan Opera em Nova Iorque, James Levine, acusado de abuso de um adolescente na década de 1980, tornando-se a mais recente figura pública implicada num escândalo de assédio sexual.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assistiu hoje "emocionado" à missa de corpo presente do guitarrista Zé Pedro, uma cerimónia que considerou “muito tocante” e “participativa”, durante a qual foram cantados temas dos Xutos & Pontapés.
O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, passou hoje pelo Museu dos Coches para homenagear o guitarrista Zé Pedro e lembrou a simplicidade e simpatia de uma pessoa que classifica como “fantástica”.
O festival Porta-Jazz arranca este sábado e até dia 9 de dezembro, em diversos espaços do Porto, vai apresentar concertos, discos, oficinas e ‘jam sessions’, naquela que será "a maior edição de sempre".
O Ballet Teatro Paz estreia, a 7 de dezembro, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, em São Miguel, nos Açores, um filme que dá a conhecer a beleza das nove ilhas, através da dança contemporânea.
A escritora portuguesa Maria Teresa Horta renunciou ao Prémio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa de 2017, que lhe foi atribuído na quarta-feira pelo Itaú Cultural no Brasil, por “repudiar” a classificação que lhe foi atribuída – 4.º lugar.
O presidente da Assembleia da República prestou este sábado a última homenagem ao guitarrista Zé Pedro, recordando a pessoa “encantadora” que foi e afirmando que, na partida, deixa a quem fica a pena de não o ter conhecido melhor.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje que no próximo ano deverá realizar-se “uma homenagem em grande” ao guitarrista Zé Pedro, que morreu na quinta-feira aos 61 anos.
A fadista Alice Maria, que durante muitos anos fez parte do elenco da casa de fados “A Severa”, morreu hoje de manhã, aos 85 anos, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, informou a Casa do Artista.
Centenas de pessoas concentraram-se hoje à tarde junto ao antigo Museu dos Coches, em Lisboa, para prestar homenagem ao guitarrista Zé Pedro, que morreu na quinta-feira aos 61 anos.
O fadista Ricardo Ribeiro atua no sábado em Ponta Delgada, no Teatro Micaelense, antes de partir na segunda-feira para a Bélgica, onde vai realizar uma digressão por cinco palcos, foi hoje divulgado.
“Tormentos, Congojas y Tristezas: Paroxismos sentimentais e outras histórias” é o título do recital de Diana Vinagre e Miguel Jalôto, no domingo, às 18:00, no Museu Nacional da Música, em Lisboa, ao alto dos Moinhos.
"Esquecer" é um espetáculo a partir do texto do escritor grego Dimitris Dimitriádis "Oblívio e mais quatro monólogos", que o Teatro Nacional D. Maria II (TNDM), em Lisboa, estreia no sábado, com encenação de Jean Paul Bucchieri.
As cerimónias fúnebres do guitarrista José Pedro, da banda Xutos & Pontapés, que morreu na quinta-feira, em Lisboa, têm início hoje, com o velório no Museu dos Coches, disse à Lusa fonte próxima da família.
Vários músicos e bandas portugueses, do fado ao rock, usaram as suas páginas nas redes sociais para lamentarem a morte do guitarrista Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés, hoje, aos 61 anos, em Lisboa.
A direção da festa do jornal Avante!, do Partido Comunista Português, afirma que o músico Zé Pedro, que morreu hoje, em Lisboa, “marcou a sua vida pela partilha dos valores da paz e da liberdade”.
O BE destacou o guitarrista Zé Pedro, que morreu hoje, em Lisboa, “como uma figura marcante da cultura portuguesa”, recordando-o pelo “contributo musical e compromisso cívico”, e enaltecendo o “exemplo de frontalidade, irreverência, insubmissão”.
O músico António Manuel Ribeiro, líder dos UHF, recordou o guitarrista Zé Pedro, que morreu hoje e com quem teve uma amizade que “durou uma vida”, como um dos seus heróis.