O coletivo norte-americano Irreversible Entanglements regressa a Portugal em julho, para um concerto em Braga, no âmbito do ciclo “Julho é de Jazz”, cujo cartaz inclui, entre outros, John Scofield, Dave Holland, Carlos Bica, Mário Costa e Bruno Pernadas.
Um relato biográfico de Maria Duran, a partir da investigação de um processo inquisitorial, o romance inédito de Gabriel Garcia Marquez e a biografia de Maria Teresa Horta são algumas das novidades editoriais para este mês.
Ao segundo álbum que assina como P.S. Lucas, “Villains & Chieftains”, a ser editado esta sexta-feira, o músico Pedro Lucas explora a eletrónica, equilibrando com o acústico que caracterizou o primeiro trabalho.
O cantor Diogo Piçarra edita na sexta-feira o álbum “SNTMNTL”, que se lê ‘sentimental’ mas é muito mais do que isso, no qual se aventura pela música eletrónica, mas sem nunca perder a sua essência.
O líder do grupo de rock Eagles, Don Henley, apresentou-se num tribunal de Nova Iorque como vítima de extorsão, num julgamento de três homens acusados de tentar vender cem páginas roubadas de notas manuscritas do álbum “Hotel California”.
O projeto “Com os pés” está a envolver a comunidade escolar do Douro na construção de um espetáculo de dança que reflete sobre a liberdade individual e coletiva e faz uma homenagem à natureza.
O Museu Nacional da Dança e do Teatro, em Lisboa, recebe, na próxima semana, a estreia da peça “Gil Vicente pop”, direcionada para o público jovem, anunciou a instituição.
O grupo brasileiro Cansei de Ser Sexy (CSS) regressa aos palcos este ano, para celebrar 20 anos de carreira com uma digressão que inclui dois concertos em Portugal em julho, anunciou hoje a promotora dos espetáculos.
O músico e cantautor Luís Represas, o eterno vocalista dos Trovante, edita hoje um novo álbum a solo, “Miragem”, que inconscientemente começou a ser criado há dez anos no Rio de Janeiro.
Os Anjos celebram 25 anos de carreira este ano com uma digressão que termina em dezembro na MEO Arena, com um concerto com as bandas da PSP e GNR cujos lucros revertem na totalidade para o combate à violência doméstica.
O musical “A madrugada que eu esperava”, idealizado e protagonizado pelas cantoras Carolina Deslandes e Bárbara Tinoco, que lembra que “o direito da Liberdade implica o dever da memória”, estreia-se hoje no Teatro Maria Matos, em Lisboa.
O Festival Às Vezes o Amor, sob o tema do Dia dos Namorados, dá hoje início a uma série de concertos em 15 cidades portuguesas, com destaque para o espetáculo inédito de “As Canções de Amor” de Rui Veloso.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, assumiu o simbolismo de a sua última inauguração ter ocorrido na passada sexta-feira, dia 9 de fevereiro, com o Museu Carmen Miranda, em Marco de Canaveses, terra onde nasceu, há 115 anos, a artista luso-brasileira.
O Festival Internacional Magos da Guitarra decorre entre 1 e 23 de março, inclui 11 concertos em nove concelhos e quer promover Trás-os-Montes e o Douro como um todo, foi hoje anunciado.
Os guitarristas André e Bruno Santos apresentam ao vivo, no dia 17 de fevereiro em Lisboa, o álbum-livro “Trilogia das Sombras”, inspirado na vida e obra da artista plástica Lourdes Castro.
Surma vai levar o disco “alla” em digressão por Espanha, França, Suíça e Itália entre fevereiro e março, num conjunto de 19 atuações que visam o relançamento internacional do projeto, anunciou a cantautora Débora Umbelino.
As obras de requalificação do Teatro de São Carlos, em Lisboa, vão trazer mais luz ao edifício, eficiência energética, aproveitamento de espaços inutilizados, melhores condições para profissionais e público, bem como uma cantina e um pátio, foi hoje anunciado.
A história e histórias do Jazz em Portugal, bem como do seu principal divulgador, Luís Villas-Boas são contadas num espetáculo de teatro e música, a ser apresentado em Lisboa na sexta-feira, num dia dedicado àquele género musical.
O primeiro debate para as eleições legislativas de 10 de março, que opôs Pedro Nuno Santos (PS) e Rui Rocha (Iniciativa Liberal) na SIC, foi o segundo programa mais visto do dia, de acordo com a Universal McCann.
Os livros “A invenção do canto e outros versos”, de Carlos Tê, e “Razão de ser e outras letras”, de João Monge, marcam o início de uma série dedicada aos escritores de canções, que chega hoje às livrarias.
O duplo signo da liberdade e da esperança marcam a programação cultural deste ano na Fundação Eugénio de Almeida (FEA), em Évora, com exposições de Ana Vidigal e Alfredo Cunha e uma coletiva de artistas nascidos após 1974.
A Casa da Criatividade e os Paços da Cultura, ambos em São João da Madeira, vão apresentar um total de 72 propostas em 2024, com artistas como Marisa Liz, Fado Bicha, Sara Correia, Paula Morelenbaum e David Fonseca.