O espaço cultural gnration, em Braga, reabre esta semana com uma programação cultural que recupera a atividade que ficou em suspenso desde janeiro, por causa do confinamento.
Mais de uma centena de trabalhos da fotógrafa norte-americana Vivian Maier podem ser vistos, no Centro Cultural de Cascais, a partir de hoje e até 18 de maio, numa “mostra inédita” em Portugal.
O Governo da Holanda afirma que o festival Eurovisão 2021, que se realiza em Roterdão, pode contar com a presença máxima de 3.500 espetadores que devem apresentar um teste de PCR negativo antes de entrar na sala do evento.
A compra de bilhetes 'online' para acesso aos museus, monumentos e palácios nacionais vai ser possível realizar-se a partir de 5 de abril, revelou hoje à agência Lusa a secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.
O Governo alterou alguns dos critérios da atribuição do apoio social extraordinário aos trabalhadores da Cultura, que terão efeitos retroativos, abrangendo assim casos que ficaram excluídos em março, disse hoje à agência Lusa fonte oficial.
As receitas da venda de camisolas criadas em Viana do Castelo, inspiradas em bonecas da Guatemala e produzidas em algodão orgânico em Guimarães vão reverter para a União Audiovisual, que ajuda famílias de profissionais da cultura, foi hoje divulgado.
O novo livro de poesia de António Cabrita, "Tristia [um díptico e meio]" é publicado na quinta-feira, na colação "Elogio na Sombra", dirigida pelo escritor Valter Hugo Mãe, para a Porto Editora.
Um romance de Joseph Roth, com quase um século mas inédito em Portugal, vai ser publicado em abril, mês em que chegam também novos livros de Sally Rooney, Djaimilia Pereira de Almeida, Michel Houellebecq e Eduardo Halfon.
A maestrina Joana Carneiro deixa de ser titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP), no final do ano, anunciou hoje o conselho de administração do Organismo de Produção Artística (Opart), que tutela a orquestra.
A “cultura presencial” estará de volta à Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão a partir de 22 de abril, com teatro, dança e cinema, foi hoje anunciado.
Os museus, monumentos e palácios nacionais tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) reabrem a partir do dia 5 de abril, com horários adaptados a cada um, devido ao contexto da pandemia, revelou hoje aquele organismo.
A Associação Portuguesa de Festivais de Música (Aporfest) alertou hoje que o programa Garantir Cultura, anunciado pelo Governo em janeiro para apoiar o setor em contexto de pandemia, exclui quase metade destes eventos, quando são organizados por associações.
As salas de programação musical de Lisboa, sem data prevista de reabertura, só vislumbram um futuro para lá deste ano se os apoios que têm recebido forem prolongados, caso contrário, será o fim de um Circuito.
Antes da pandemia os clubes noturnos do Porto enchiam as noites de música, exposições e outras artes. Hoje estão confinados ao silêncio e à escuridão e os empresários depositam esperança na vacina para reabrir no fim do ano.
O rendimento mensal líquido de metade dos trabalhadores independentes da Cultura fica abaixo dos 600 euros, e perto de 20% ganham menos de 150 euros, segundo dados do Inquérito aos Profissionais Independentes das Artes e Cultura, hoje revelados.
As vítimas da pandemia de COVID-19 são homenageadas na Páscoa pela Orquestra Clássica do Centro (OCC) com o “Requiem” de Mozart, num concerto em Coimbra que marca, na sexta-feira, o início da atividade da formação.
George R. R. Martin, autor da saga que inspirou a série “A Guerra dos Tronos”, assinou um contrato de cinco anos com a HBO para produzir conteúdos exclusivos, que poderá incluir enredos alargados com heróis e dragões na região fictícia de Westeros.
A novela gráfica “Balada para Sophie”, de Filipe Melo e Juan Cávia, editada pela Tinta-da-China, venceu os Prémios Bandas Desenhadas 2020 em três categorias, nas áreas de publicação, argumento e ilustração nacionais, anunciou hoje a organização.
Várias editoras estão a lançar as aventuras de Arsène Lupin, o cavalheiro ladrão criado por Maurice Leblanc em 1905, a reboque do sucesso de audiências da série da Netflix, cuja segunda temporada foi anunciada em janeiro.
A exposição "Tudo o que eu quero — Artistas portuguesas de 1900 a 2020" vai reunir cerca de 200 obras produzidas por 40 mulheres, a partir de 1 de junho, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, foi hoje anunciado.
O jornalista Nicolau Santos e o administrador da RTP Hugo Figueiredo são os nomes escolhidos para a integrar o novo Conselho de Administração da RTP, anunciou hoje O Conselho Geral Independente (CGI).
O pianista Grigory Sokolov e os maestros Michael Sanderling, Emilio Pomàrico e Jonathan Stockhammer são nomes para os concertos a realizar na Casa da Música (CdM), no Porto, após a reabertura ao público, que deverá ocorrer a 19 de abril.
A Casa Fernando Pessoa e o Grupo de Comunicação, Eventos e Outreach do Centro Champalimaud, em Lisboa, venceram ex-aequo o Prémio Acesso Cultura Linguagem Clara 2021, pelos textos “Vivem em nós inúmeros” e “Vais, ou ficas?”, foi hoje anunciado.