O rapper Sean “Diddy” Combs pediu desculpas este domingo, dia 19 de maio, após a divulgação de imagens registadas por uma câmara de segurança em que é visto a agredir fisicamente a sua então namorada, Casandra Ventura.
Um amontoado de ferro velho, constituído por parafusos, velas, correntes de bicicletas ou extintores, está a ganhar vida nova numa oficina de Cantanhede, onde um escultor decide se nascerá um jarro, uma locomotiva, uma guitarra ou uma mesa.
O escritor Mário Cláudio é um dos nove galardoados com o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2023, anunciou hoje, no Porto, a organização, da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança.
A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, lamentou hoje os “muitos equívocos” em torno da eventual devolução de obras de arte às ex-colónias portuguesas e garantiu que o Governo está a trabalhar numa lógica de cooperação.
A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, anunciou hoje em Viseu "uma revisão profunda" da empresa Museus e Monumentos de Portugal, que passa a delegar "competências amplas nos dirigentes" de cada entidade tutelada, no sentido da autonomia que considera imprescindível.
Nos 500 anos de Luís de Camões, as editoras vão assinalar a data com edições especiais, como uma biografia, uma antologia organizada por Frederico Lourenço e um conjunto de obras que Jorge de Sena consagrou ao autor de “Os Lusíadas”.
Mais de 300 atividades, na maioria de acesso gratuito, vão assinalar hoje o Dia Internacional e a Noite dos Museus, com concertos e visitas orientadas em dezenas de entidades pelo país, segundo a Museus e Monumentos de Portugal.
O espetáculo “Irmã Palestina” estreia-se no sábado no Coliseu do Porto e junta o Teatro O Bando à Companhia Olga Roriz para o segundo de quatro espetáculos em torno das 1001 Noites, com a bailarina palestiniana Maria Dally no elenco.
O Maia BD – Festival Internacional de Banda Desenhada regressa de 24 a 26 de maio com exposições, lançamentos de obras, cinema e oficinas, com a esperança de “captar novos públicos”, disse hoje à Lusa a organização.
A diretora da ARCOlisboa - Feira Internacional de Arte Contemporânea, Maribel Lopez, afirmou na quinta-feira que a sétima edição, com início no dia 23, será “de consolidação” e também de expansão de África para a sua diáspora até outras latitudes, como Brasil.
A peça “Laranjas e Pedras”, que a companhia palestiniana Ashtar Theatre apresenta de hoje a domingo, em Almada, é “uma metáfora” da situação na Palestina e do "genocídio" do seu povo, num conflito que se aprofunda desde 1948.
O romance "Velar por Ela", de Jean-Baptiste Andrea, que no ano passado conquistou o Prémio Goncourt, é o vencedor do Choix Goncourt du Portugal 2024, anunciou na quinta-feira o Institut Français, em Lisboa.
A companhia Teatro do Vestido anunciou na quinta-feira o cancelamento de um espetáculo agendado para este mês no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, acusando a autarquia de se recusar a pagar os valores acordados para a sua apresentação.
A coletânea de poemas de Lawrence Ferlinghetti intitulada “Uma Coney Island da Mente”, considerada uma “obra fundamental da Geração Beat”, foi publicada este mês pela Antígona, numa versão bilingue, com tradução de Margarida Vale de Gato.
O romance de estreia da realizadora, guionista e romancista sul-coreana Won-Pyung Sohn, “Amêndoas”, de 2016, que lhe valeu três prémios literários, centrado numa pessoa com alexitimia (incapacidade de identificar e expressar emoções), chega este mês ao mercado livreiro português.
O poeta e ficcionista português Casimiro de Brito morreu hoje, aos 86 anos, de causas naturais, em Braga, onde residia desde 2020, disse à Lusa a filha do escritor, Silvia Brito.
O festival multidisciplinar Temps d’Images vai regressar a 1 de junho com uma nova direção artística e sete obras na programação, da performance ao cinema, música e teatro, cinco das quais em estreia absoluta, segundo a organização.
O escritor português José Rentes de Carvalho, que celebra esta semana 94 anos, regressa às livrarias com um novo livro, “Cravos e Ferraduras”, um retrato dos últimos anos da vida portuguesa através de personagens “escolhidas a dedo”.
Cinco atores brasileiros e um ator português juntaram-se e fundaram o Teatro do Imigrante, que estreia hoje, em Lisboa, a primeira criação do grupo, “Na Boca do Tubarão”, disse à agência Lusa o diretor da companhia.
Três pintores percorreram localidades entre Vilar Formoso (Almeida) e Cabanas de Viriato (Carregal do Sal), numa recriação do percurso dos refugiados ajudados por Aristides de Sousa Mendes, e, no domingo, finalizam o quadro que iniciaram junto ao Museu da Paz.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, “vai assumir a pasta da Cultura”, depois da suspensão do mandato do vereador Diogo Moura, que será substituído por Joana Oliveira Costa, ainda sem pelouros, segundo fonte da autarquia.