Liberdade, coragem e irreverência foram os valores mais usados hoje para classificar Natália Correia, na sessão plenária que evocou o centenário da poeta que lutou contra o fascismo, pelas mulheres e em defesa da poesia, que “é para comer”.
O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um voto proposto pelo presidente da Assembleia da República de saudação pelo centenário do nascimento do poeta e pintor Mário Cesariny, considerado um dos grandes expoentes do surrealismo português.
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recuou hoje na intenção de retirar do Largo Amor de Perdição a estátua “Amores de Camilo”, porque a sua doação e instalação naquele espaço foram aprovadas pela autarquia em 2012.
O artista plástico colombiano Fernando Botero, cuja obra se destaca pela representação da figura humana em formas redondas e volumosas, morreu hoje, aos 91 anos, no Mónaco, revelaram o El País e a W Radio.
"Dez anos depois fomos ver o que é feito da euromilionária de Marco de Canaveses. Quer dizer, não fomos nós, foi a Tânia Laranjo", resume a Renascença.
O coletivo Unidigrazz mostra, numa exposição que é inaugurada hoje, em Lisboa, que a distância que separa Algueirão-Mem Martins, na linha de Sintra, do centro de Lisboa é muito mais do que a meia hora da viagem de comboio.
O novo romance de Orhan Pamuk, novos títulos de Ken Follet e de Isabel Machado, e um volume sobre “A Guerra Russo-Ucraniana”, são algumas das novidades do Grupo da Editorial Presença a saírem até ao final do ano.
Espetáculos, criações de circo, dança, música, teatro e marionetas vão “ocupar” o espaço público da cidade de Sines (Setúbal) na Mostra de Artes de Rua (M.A.R) que vai decorrer entre sexta-feira e domingo, divulgou a organização.
A escritora Lídia Jorge está nomeada para o Prémio Femina 2023, com o seu mais recente romance, “Misericórdia”, sendo a única portuguesa entre os 17 candidatos na categoria de melhor romance estrangeiro publicado em França, anunciou hoje a organização.
Espetáculos de teatro, cinema e performances de dança são algumas das propostas da nona edição de Encontros do DeVIR, entre 20 de setembro e 04 de novembro, em Faro, anunciou hoje a organização.
Democratizar e “mostrar o diferente” é o objetivo do ContraDança - Festival de Dança e Movimento Contemporâneo, que se realiza entre 26 de setembro e 04 de novembro na Covilhã, Fundão, Gouveia, Seia e Fornos de Algodres.
O Festival Internacional de Magia de Coimbra, que se realiza de 19 a 24 de setembro, com 13 artistas de nove países, terá este ano menos espetáculos, mas a mesma qualidade das edições anteriores.
The Spectacular Cabaret Fest 2023 apresenta, nos dias 6 e 7 de outubro, mais de 30 artistas portugueses e estrangeiros das artes performativas de magia/ilusionismo, aéreo, burlesco, contorcionismo, cabaret, acrobacia, 'drag', circo, dança, canto, equilibrismo, suspensão capilar e 'freekshow', no nov
O artista português Carlos Bunga apresenta hoje no Museu do Prado, em Madrid, "uma obra coletiva" que criou com 15 jovens em situação de risco de exclusão social e que chamou "Eu sou um nómada".
O artista plástico Henrique Gabriel morreu na segunda-feira, em Lisboa, aos 63 anos, em consequência de problemas pulmonares, disse hoje à agência Lusa fonte da família.
O ministro da Educação destacou hoje a importância de democratizar a cultura através do ensino, exemplificando com o Plano Nacional das Artes, que já chegou a 465 agrupamentos de escolas.