O livro “Eles Pensavam que Eram Livres”, de Milton Mayer, uma investigação sobre como cidadãos comuns na Alemanha nazi aderiram ao regime de Hitler sem perceber plenamente a gravidade das suas ações, chegou esta semana, pela primeira vez, a Portugal.
A compositora japonesa Yoko Kanno, autora de obras para séries como “Cowboy Bebop” e “Ghost in the Shell”, disse na sexta-feira que não precisa de ver as imagens de uma história para compor a sua música.
Debates, leituras, oficinas e homenagens vão fazer parte da participação portuguesa na Feira do Livro de Leipzig, na Alemanha, que começa a 27 de março, com um programa que pretende atrair públicos diferentes.
O ciclo Hádoc apresenta a Leiria “uma das edições mais politizadas” em 14 edições, anunciou a organização da iniciativa dedicada ao cinema documental, que se realiza entre 1 de abril e 24 de junho.
O Teatro de Vila Real apresentou esta semana a programação do próximo trimestre em que atuam Gisela João, Joan as Police Woman, Gregório Duvivier e Margarida, se celebra o 25 de Abril e Camões.
"Morramos ao Menos no Porto", de Francisco Mota Saraiva, vencedor do Prémio Saramago 2024, é uma história de amor, impregnada de violência, dor e grotesco, um romance escrito de forma torrencial, que “não leva o leitor ao colo”.
O Segundo Encontro Hispanoluso de Poesia, a decorrer de 28 a 30 de março, em La Puebla del Río e Coria del Río, em Sevilha, Espanha, homenageia Celeste Caeiro, a mulher que transformou o cravo no símbolo de Abril.
O Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça vai ter, pela primeira vez na sua história, dois concertos de apresentação, a realizar este mês, um dos quais este sábado, em Lisboa.
A quarta edição do Festival + Solidário regressa a Castelo Branco nos dias 1, 2 e 3 de agosto, e tem já confirmada a presença de Bárbara Tinoco e Mizzy Miles, e a apresentação do espetáculo "Última Ceia".
O Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas (FIMFA) vai decorrer em Lisboa de 8 de maio a 1 de junho, numa celebração de 25 anos, com 25 dias de espetáculos, vindos de 13 países, anunciou hoje a organização.
Entre estreias, leituras encenadas e reposições, várias companhias teatrais e salas de espetáculos portuguesas vão assinalar, na quinta-feira, o Dia Mundial do Teatro, cuja mensagem deste ano questiona se esta arte conseguirá responder aos desafios sociais e ambientais.
O concurso internacional de canto Cascais Ópera, que se inicia no próximo 23 de abril, vai incluir no seu palmarés o Prémio Carlos Gomes, que permitirá ao distinguido ir atuar no Festival de Ópera da Amazónia, em Manaus, no Brasil.
Os bailarinos portugueses António Casalinho e Margarita Fernandes, do Bayerisches Staatsballett, em Munique, foram convidados para interpretar o bailado clássico “Coppélia”, pela Companhia Nacional de Bailado (CNB), a 26 e 27 de abril, no Teatro Camões, em Lisboa.
O Museu de Arte Contemporânea Armando Martins (MACAM), em Lisboa, abre hoje com uma programação inaugural de três dias de visitas guiadas gratuitas, poesia, música e experiências com as obras de arte da coleção.
O fagotista Rui Lopes regressa em abril ao Carnegie Hall, dez anos após estrear-se nessa sala nova-iorquina, onde tocará com a harpista Bridget Kibbey e com bandoneonista Héctor del Curto, indicou à Lusa o músico português.
O mercado da música gravada em Portugal cresceu 15% em 2024, face ao ano anterior, com o streaming a representar quase metade das receitas, de acordo com dados divulgados pela Audiogest.
O compositor português José Brandão venceu o Prémio Musa 2024 pela obra inédita "Foi isto que quisemos?", inspirada na lírica de José Mário Branco, revelou na sexta-feira a associação MPMP Património Musical Vivo, que o atribui.
Pedro Gonçalves sobe este sábado, dia 22 de março, ao palco do Hard Club, no Porto, e na próxima semana, a 29 de março, atua no Capitólio, em Lisboa. Veja no vídeo a conversa do SAPO Mag com o músico.
Amy Pascal e David Heyman são os produtores desejados para ficarem à frente da saga após sair do controlo criativo de mais de 60 anos da família Broccoli.
"Locked: Sem Saída" traz de volta um Anthony Hopkins implacável, que quase passou ao lado de uma carreira no cinema antes de "O Silêncio dos Inocentes" mudar tudo quando já não estava à espera. Existem outros filmes a descobrir do ator com 87 anos vencedor de dois Óscares.
Depois de "Hacks", premiada série da Max, Kaitlin Olson assumiu o papel de protagonista em "High Potential", que se estreou no final de fevereiro no Star Life. A atriz esteve à conversa com o SAPO Mag sobre a primeira temporada da série. Veja no vídeo.