A Apordoc, organizadora do DocLisboa, lamentou hoje declarações do presidente da Câmara, Carlos Moedas, sobre os apoios a festivais no concelho de Lisboa, lembrando que a edição deste ano do certame abriu “antes de ter recebido apoio monetário”.
Sequela direta do clássico de terror "28 Dias Depois" do realizador Danny Boyle junta ainda no elenco Jodie Comer, Ralph Fiennes, além do regressado Cillian Murphy.
O apelo surge na sequência de uma proposta aprovada na Câmara de Lisboa para alterar "o uso de equipamento cultural para equipamento religioso", permitindo a alteração do edifício histórico.
A primeira cerimónia de atribuição dos prémios de mérito da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas realizou-se a 16 de Maio de 1929, num altura em que os filmes sonoros davam os seus primeiros passos. A 96.ª é este domingo.
Das quatro estatuetas de John Ford às duas de Steven Spielberg, conheça aqui todos os cineastas que ganharam um dos troféus mais ambicionados do cinema: o Óscar de Melhor Realização.
É o troféu mais desejado da história da Sétima Arte, aquele que só por si garante um lugar na memória coletiva do cinema. Com todas as atenções viradas para Hollywood, recordamos os 96 vencedores do Óscar de Melhor Filme.
Ganhar o Óscar é o momento mais alto na carreira dos que se dedicam à Sétima Arte e para os atores é uma consagração só ao alcance de muito poucos. Por isso, os que conseguem mais do que um pertencem mesmo a uma elite à parte...
Do vencedor errado do Óscar de Melhor Filme à surpresa de Adrien Brody ao ser anunciado como o Melhor Ator e Anthony Hopkins ganhar a Chadwick Boseman, eis os momentos mais chocantes dos primeiros 94 anos de história da entrega dos prémios da Academia.
Não foram só Will Smith, Jessica Chastain, Rami Malek ou Gary Oldman: representar pessoas que existiram parece uma autêntica via verde para conseguir ser nomeado e até ganhar o Óscar. Estes são os atores que concorrem este ano e casos famosos na história das estatuetas...
Em direto para milhões de pessoas em todo o mundo, os Óscares não teriam o mesmo brilho sem as estrelas. Eis a primeira vez de algumas das atuais grandes estrelas de Hollywood.
Quando Casey Affleck ganhou o Óscar por "Manchester by the Sea" em 2016, já o irmão Ben tinha duas estatuetas douradas, por "O Bom Rebelde" e "Argo". Não é caso único: por vezes o prémio fica em família e atravessa gerações. Eis alguns dos laços mais famosos...
Meryl Streep é a recordista, com 21 nomeações para os Óscares (e três estatuetas), Glenn Close vai nas oito e Amy Adams nas seis, mas há muitas estrelas que inacreditavelmente nunca souberam o que é ouvir o seu nome entrar na corrida às estatuetas. Emily Blunt e Jeffrey Wright abandonaram esse grupo
A intérprete que mais Óscares ganhou encontra-se nesta categoria: Katharine Hepburn venceu quatro estatuetas de Melhor Atriz principal. Saiba aqui quem foram as outras vencedoras do troféu.
Daniel Day-Lewis é o único intérprete a ganhar por três vezes o Óscar de Melhor Ator. Conheça aqui todos os grandes nomes do cinema que ganharam a estatueta nesta categoria.
Com quatro prémios, filme de Jacques Audiard ganhou em todas as categorias onde concorria. Fora do palmarés ficaram a curta-metragem “2720”, de Basil da Cunha, e a coprodução portuguesa “Mataram o pianista”, dos espanhóis Fernando Trueba e Javier Mariscal.
Quem ganhou mais e quem perdeu mais estão sempre entre as perguntas mais colocadas no que à história dos Óscares diz respeito. Meryl Streep já vai em 21 nomeações. Fique a saber quem são os maiores vencedores e perdedores da história dos prémios da Academia.
Sabia que os Beatles, Lionel Richie, Prince, Bruce Springsteen, Eminem, Billie Eillish e Finneas O’Connell, e até Stevie Wonder já ganharam Óscares? Eis as estrelas da pop que têm a estatueta dourada em casa.
Conan O’Brien estreia-se a 2 de março como anfitrião da cerimónia dos Óscares com uma "simples" missão: entreter sem gerar controvérsias e principalmente manter a energia elevada num evento que costuma durar mais de três horas. Um papel que alguns dominaram melhor do que outros nos primeiros 96 anos