A 77ª edição do maior festival do mundo decorre entre 14 e 25 de maio, com dúvidas sobre a presença de filmes americanos na seleção por causa das greves do ano passado.
Realizado por Roman Polanski, "O Hotel Palace" traz de volta o ator cujo rosto é agora um reflexo fiel do passado problemático. Para lá dele está um dos melhores intérpretes dos anos 80, que se tornou ícone sexual com "Nove Semanas e Meia" e, após uma longa travessia pelo deserto, encontrou a redenç
Reinado dos monstros continua pela segundo fim de semana consecutivo, com as estreias de "Homem Macaco" e “O Génio do Mal: O Início” a terem um impacto limitado nas bilheteiras.
O compositor Luís Soldado criou uma “ópera muda”, com libreto de Rui Zink, para acompanhar o filme mudo “O Fauna das Montanhas”, que se vai estrear no dia 12, no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras.
Ganhou o Óscar com um filme improvável, o épico de aventuras sobre o Império Romano "Gladiador", mas o general Maximus foi apenas uma das várias personagens intensamente masculinas e carismáticas com que Russell Crowe encheu o grande ecrã na sua carreira.
A curta-metragem “A Rapariga de Olhos Grandes e o Rapaz de Pernas Compridas”, de Maria Hespanhol, foi a grande vencedora da segunda edição dos Prémios Curtas, conquistando quatro galardões.
Apoio chega após uma carta aberta com mais de mil artistas judeus que denunciava a mensagem do realizador britânico de "A Zona de Interesse" sobre guerra entre Israel e o Hamas.