Os Açores e uma história familiar de resiliência inspiraram a escritora norte-americana Sarah J. Mendonça, de ascendência portuguesa, a escrever e a publicar o primeiro livro para jovens, nos Estados Unidos, onde nasceu e vive.
O Festival Internacional de Teatro Físico e Artes de Rua – Inopinado tem a sua primeira edição entre 3 e 27 de setembro, em Coimbra, dando corpo a um movimento que procura dar outro destaque a este tipo de teatro.
A companhia Narrativensaio apresenta, de 14 a 22 de agosto, em São Paulo, a peça “Anónimo Não é Nome de Mulher”, espetáculo baseado em histórias reais de mulheres internadas em hospícios durante regimes opressores.
O filme “As Estações”, de Maureen Fazendeiro, e o restaurado “Aniki-Bobó”, de Manoel de Oliveira, fazem parte da programação do 50.º Festival Internacional de Cinema de Toronto, que inclui ainda “Magalhães”, de Lav Diaz, anunciou hoje a organização.
O espaço do antigo Cinema King, em Lisboa, está novamente à venda por 1,7 milhões de euros, sem ter ainda a autorização do Ministério da Cultura para desafetação de atividade cinematográfica.
O artista egípcio Abdullah Miniawy e o português Tó Trips integram o programa do projeto Ágora, que regressa ao Castelo de Leiria entre 19 e 21 de setembro, anunciou hoje a organização.
O músico Mark Kozelek regressa a Portugal em outubro, para um concerto no Porto no qual irá apresentar a solo o álbum mais recente do projeto Sun Kil Moon, “All the artists”, editado em março.
O festival Rocketmen, que decorreu no passado fim de semana em Coimbra, registou problemas financeiros, tal como o seu antecessor, o Luna Fest, não havendo certezas sobre a sua continuidade, numa edição marcada por um conflito com o município.
O músico português EU.CLIDES está entre os 12 artistas de todo o mundo selecionados para a segunda edição do projeto colaborativo de criação musical Distilled Sounds, que conta com mentoria do cantor e produtor norte-americano Anderson.Paak.
As salas de cinema portuguesas registaram uma quebra de 35,7% no número de espectadores em julho face ao mesmo mês de 2024, com perdas superiores a 31% na receita, revelou hoje o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
As curtas-metragens “Argumentos a Favor do Amor”, de Gabriel Abrantes, e “Quietness”, de Gonçalo Almeida, vão fazer parte da competição do Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá, anunciou esta quinta-feira a organização.
O Museu de Arte Fotográfica de Tóquio inaugura este mês uma exposição dedicada ao trabalho desenvolvido pelo realizador Pedro Costa nos últimos 25 anos, que inclui filmes, instalações e fotografias.
B Fachada, Doc Rossi e Beautify Junkyards atuam no Thadêa Fest, evento que junta música tradicional com eletrónica e música de dança em Paredes, no distrito do Porto, nos dias 22 e 23 de agosto.
Um total de 26 longas-metragens e documentários vai ser exibido no 13.º Festival de Cinema Periferias, que vai decorrer entre esta sexta-feira e dia 16, no concelho português de Marvão e no espanhol de Valencia de Alcántara.
A 11.ª edição do Festival Internacional de Documentário de Melgaço (MDOC) distinguiu as obras "Cutting Through Rocks", de Sara Khaki e Mohammadreza Eyni, e "My Memory is Full of Ghosts", de Anas Zawahri, como melhores longas-metragens internacionais.
Marisa Liz, D.A.M.A. e Diogo Piçarra são os principais nomes que vão passar no palco principal das Festas e Feira de Verão de Sobral de Monte Agraço, entre 12 e 21 de setembro.
Uma exposição com 40 obras de artistas de diferentes gerações e geografias, que celebra a herança africana e a sua reinvenção contemporânea, está patente na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, no Seixal.
Bárbara Tinoco, OMIRI, dança vertical, “Radiohead Recomposed”, pela Orquestra de Jazz de Espinho, e criações de teatro de Tiago Rodrigues e Sara Barros Leitão são alguns destaques da temporada setembro-dezembro no Centro Artes e Espetáculos de Vale de Cambra.
Mais de trinta realizadores, entre os quais Miguel Gomes e Maureen Fazendeiro, criticaram a distribuidora MUBI por ter aceitado financiamento da empresa norte-americana Sequoia Capital, que tem ligações a Israel e “está a lucrar com o genocídio em Gaza”.
Uma exposição com grandes esculturas de luz do artista Cerith Wyn Evans e uma retrospetiva dedicada à obra de Pedro Casqueiro vão marcar a 'rentrée' do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, a partir de outubro.
O realizador espanhol Óliver Laxe faz filmes “extremos”, como o último e premiado “Sirat”, uma obra “seca, árida, sóbria” que se estreou esta semana em Portugal, conta em entrevista à Lusa.
Um dos palcos do Tomorrowland ficou camuflado por bandeiras de centenas de portugueses que assistiram à atuação do dj português Diego Miranda, no festival conhecido como a "Disneylândia dos adultos", cumprindo sonhos de décadas com família e amigos.
A companhia portuguesa Janela Aberta Teatro, de Faro, venceu o prémio de melhor espectáculo na categoria de dramaturgias contemporâneas do Festival de Almagro, que encerra hoje na cidade espanhola, com a peça "Cabo das Tormentas", anunciou o certame.
O festival de música eletrónica Tomorrowland, originário da Bélgica, volta em outubro a São Paulo, 10 anos após a primeira edição, num interesse cada vez mais por parte do público brasileiro por este "novo estilo" de evento.