O antropólogo Paulo Lima considera que a classificação como Património da Humanidade pela UNESCO deu “visibilidade” ao cante alentejano e “dignidade” aos cantadores, mas lamentou que falte ainda uma estratégia transversal para a sua valorização.
O desenhador português André Carrilho edita esta semana uma edição ilustrada de “A Metamorfose”, de Franz Kafka, ainda no contexto do centenário do nascimento deste escritor.
Obras de Paula Rego, Helena Almeida, Julião Sarmento, Paulo Nozolino e Nan Goldin fazem parte das 210 peças de arte que compõem a nova exposição de Serralves intitulada “Canção contemporânea”, que estará patente até 1 de junho.
O Instituto Cultural de Macau (ICM) anunciou na quarta-feira uma consulta pública sobre a possível inscrição de 12 manifestações, incluindo a dança folclórica portuguesa, na Lista do Património Cultural Intangível do território.
O Festival Literário Internacional do Interior (FLII) - Palavras de Fogo retorna em junho de 2025, para a sua oitava edição, com a autora Olinda Beja, de São Tomé e Príncipe, como residente literária.
As Comédias do Minho lançam em dezembro um projeto pedagógico pioneiro para alunos do ensino secundário de escolas do Alto Minho, colocando-os a “discutir o mundo” com artistas ao longo de três anos.
Primeiras exposições individuais de Jeff Wall, Miriam Cahn e Cerith Wyn Evans em Portugal, e uma retrospetiva do artista português Rui Moreira vão marcar a programação do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, para 2025.
A artista anglo-ruandesa Dorothée Munyaneza disse à Lusa que a atribuição do Salavisa European Dance Award da Fundação Calouste Gulbenkian é um sinal positivo que contraria a tendência mundial de redução do apoio às artes, como a dança.
O Castelo de S. Jorge ficou sem bilheteira, foi adiada a estreia da nova peça dos Artistas Unidos, no Variedades, e o espetáculo "Lina_Fado Camões", no Teatro S. Luiz, foi cancelado, devido à greve dos trabalhadores da EGEAC.
O bailarino e coreógrafo moçambicano Idio Chichava e a artista anglo-ruandesa Dorothée Munyaneza são os vencedores da primeira edição do Salavisa European Dance Award, no valor de 150 mil euros, anunciou na quarta-feira a Fundação Calouste Gulbenkian.
Franz Ferdinand, Sharon Van Etten & The Attachment Theory e Ana Frango Elétrico estão entre as primeiras confirmações para o festival Vodafone Paredes de Coura em 2025, marcado para agosto, anunciou hoje a promotora Ritmos.
O músico Miguel Araújo irá atuar duas vezes no Porto em outubro de 2025, em vez de uma como foi inicialmente anunciado, “dada a elevada procura” de bilhetes para os espetáculos de celebração dos 20 anos de carreira.
Os eleitores da cidade suíça de Basileia aprovaram hoje, por esmagadora maioria, um financiamento de cerca de 40 milhões de euros para a cidade acolher o espetáculo televisivo anual da Eurovisão em 2025.
A banda Ligados às Máquinas, de Coimbra, lança no dia 6 de dezembro “Amor Dimensional”, disco de estreia daquela que é apresentada como, “provavelmente, a primeira orquestra de ‘samples’ composta por músicos em cadeiras de rodas do mundo”.
Um filme chinês passado durante a pandemia de COVID-19 levou para casa o prémio principal dos Golden Horse Awards, evento organizado anualmente em Taiwan e considerado os Óscares do universo de língua chinesa.
Dez anos após o ‘selo’ da UNESCO, o cante alentejano continua a ‘alimentar’ a vida cultural de muitas povoações no Alentejo, mas já não é só para velhos e até chega a novos palcos.
A atribuição do ‘selo’ da UNESCO ao cante alentejano, há 10 anos, provocou uma ‘explosão’ de grupos corais e, mesmo que alguns não tenham resistido ao despovoamento e à pandemia de COVID-19, o saldo é positivo.
O filme “Sempre”, de Luciana Fina, que se debruça sobre a revolução do 25 de Abril, venceu o Grande Prémio do festival Caminhos do Cinema Português, que decorre em Coimbra, anunciou este sábado a organização.
O realizador e produtor português José Barahona, que em outubro estreou o filme “Sobreviventes”, morreu no sábado em Lisboa aos 55 anos, disse à agência Lusa o produtor Fernando Vendrell.
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) vai interpretar "Alice no País das Maravilhas", com coreografia de Howard Quintero, em 12 apresentações, no Teatro Camões, em Lisboa, de 12 a 29 de dezembro, segundo a programação.
O músico João Só editou esta sexta-feira, 22 de novembro, um novo álbum, “Nos Tempos Livres”, um “disco caseiro”, construído fora das turbulências do seu quotidiano, que fala de amor, do dia-a-dia e de vários “estados de alma”.
O programa “Cinema português - 50 anos do 25 de Abril de 1974 em dois tempos e dois locais” começa hoje em Lille, com um programa pensado para refletir o passado e apresentar o Portugal contemporâneo.
A musicóloga Salwa Castelo-Branco faz um balanço positivo da classificação do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade e realça o aumento do interesse dos jovens pelo género.