A atriz portuguesa Cláudia Semedo, o cantor cabo-verdiano Nelson Freitas e o artista angolano Cristiano Mangovo figuram entre as 100 personalidades negras mais influentes da lusofonia para a revista Bantumen.
Mais de três toneladas de sal e cerca de 700 figuras, com dezenas de cenas religiosas e de ofícios tradicionais, compõem o Presépio de Sal de Castro Marim, que é hoje inaugurado na vila algarvia.
Mais de 200 representantes de quase 190 instituições culturais de 39 países europeus instaram no sábado os deputados do Parlamento Europeu a tomarem medidas concretas pela defesa da liberdade artística, que consideram ameaçada por movimentos nacionalistas, defensores de iniciativas de ultradireita.
A tradição do cante alentejano, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, é ensinada nas escolas de Ourique, num projeto que já permitiu criar um grupo coral infantil neste concelho do distrito de Beja.
O projeto "A cidade e os seus mapas", de Alexandra Guimarães e Gonçalo L. Almeida, venceu o prémio "Working class heroes" na edição 2024 do festival Porto/Post/Doc, anunciou a organização do certame que terminou este sábado no Porto.
O Museu da Marioneta, em Lisboa, encerra hoje para obras de remodelação que irão prolongar-se por dois meses, reabrindo com a exposição de novas aquisições e doações, segundo a entidade.
O antigo ator da saga Harry Potter Rupert Grint vai ter de pagar 1,8 milhões de libras depois de ter perdido uma batalha legal contra as autoridades tributárias britânicas, noticia hoje a Associated Press.
Mais de 3.000 guitarras elétricas Gibson falsas enviadas da Ásia foram apreendidas por agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA no porto de Los Angeles-Long Beach, revelaram na sexta-feira as autoridades norte-americanas.
Chama-se Museu da Música de Coimbra, mas o projeto de musealização é apenas uma das muitas vertentes e atividades desta associação que procura preservar elementos patrimoniais da região, nomeadamente o “guitarrinho”, que estava em risco de desaparecer.
A exposição “61 obras de Resende da Coleção do CAM Fundação Calouste Gulbenkian” é inaugurada hoje, no Lugar do Desenho Fundação Júlio Resende, em Valbom, Gondomar (Porto), fincando patente até outubro de 2025, anunciou a organização.
O Oceanário de Lisboa tem uma nova experiência imersiva e poética, a “Universo Submerso”, que apela à conservação e à importância do equilíbrio do oceano, numa exposição temporária integrada no percurso de visita do aquário.
Vinte escritores de língua portuguesa vão participar na primeira edição da feira do livro Letras Lusas em Londres, no dia 7 de dezembro, aproveitando a proximidade do Natal para incentivar a compra de presentes no evento.
Estrelas musicais internacionais, como o pianista chinês Lang Lang, o DJ francês Michael Canitrot ou a cantora franco-beninense Angélique Kidjo, vão atuar na reabertura da Notre-Dame de Paris na noite de 7 de dezembro, anunciou na sexta-feira a France Télévisions, organizadora do evento.
O programa de cooperação ibero-americana Ibermúsicas vai apoiar 49 projetos que envolvem Portugal e artistas e investigadores portugueses, seja em circulação de espetáculos, programação ou residências artísticas, foi hoje anunciado.
A 38.ª edição do Festival da Música da Madeira decorre entre os dias 8 e 29 de março do próximo ano, com a realização de 10 concertos e o envolvimento de 86 artistas, foi hoje anunciado.
O festival Jardins do Marquês – Oeiras Valley vai voltar a realizar-se em 2025, entre 28 de junho e 9 de julho, e anunciou hoje como primeiras confirmações o italiano Mario Biondi e o português Herman José.
A árvore de Natal do Porto volta a iluminar-se sábado e a programação da quadra irá distribuir-se por vários locais da cidade, servindo a Avenida dos Aliados de palco aos concertos de Fernando Daniel, Marisa Liz e Rodrigo Leão.
A banda Decline and Fall junta os músicos Armando Teixeira e Hugo Santos ao escritor Ricardo S. Amorim, num processo que tem sido feito de rapidez e inspiração e estreado em palco no Amplifest, em novembro.
A companhia Marionet vai apresentar em Coimbra “O Virtuoso”, peça inglesa de 1676 que é tida como a primeira que tem um cientista como protagonista, numa altura em que a ciência moderna dava os primeiros passos.
O romance neerlandês “Max Havelaar”, de Multatuli, um clássico sobre a desumanidade da colonização, que inspirou o comércio justo e “matou o colonialismo”, tem mais de 160 anos, mas “perdura e perdurará como inspirador para quem luta pela justiça social”.
O rapper francês Solo, do grupo Assassin e precursor do breakdance em França, afirmou ter sido vítima, na adolescência, do DJ americano e pioneiro do hip-hop Afrika Bambaataa, já acusado de agressão sexual a um menor nos Estados Unidos.
Três óperas e cerca de 20 concertos, um deles dedicado a mulheres compositoras, constituem a programação do Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC) para o primeiro quadriénio do próximo ano, que irá circular pelo país.
“A Corrida das Folhas” é o título do primeiro livro infantil de Joana Godinho, onde convida os leitores a embarcarem numa viagem sensorial de outono, que tem como pano de fundo a floresta que ainda recorda ou imagina.
Exposições dedicadas à obra dos artistas Chantal Akerman, Roberto Burle Marx e António Bolota são algumas das propostas do museu do Centro Cultural de Belém (CCB) para 2025, segundo a programação apresentada esta semana pela direção artística, em Lisboa.