A música de Meredith Monk, Bill Frisell, Keeley Forsyth, Norberto Lobo e Ben Chasny faz parte da programação hoje anunciada pela Culturgest para 2025, que também conta com espetáculos de Vera Mantero, Gaya de Medeiros e Tiago Rodrigues.
O DJ norte-americano Steve Aoki, uma das maiores estrelas da música eletrónica a nível mundial, estreia-se no festival RFM Somnii Intermarché, na Figueira da Foz, em julho de 2025, anunciou a produtora Mot – Memories of Tomorrow.
No coração de Maputo, o coreógrafo e bailarino moçambicano Ídio Chichava vê o prémio Salavisa European Dance Award da Fundação Calouste Gulbenkian como esperança para “desenvolver o local” onde a infraestrurura da dança está “fraca”.
O espetáculo “Impossible sur Scène”, protagonizado pelo ilusionista Luís de Matos, está nomeado para os prémios Les Billets d’Or, na categoria “Espetáculo mais Impressionante do Ano”, foi hoje anunciado.
O pianista Pedro Burmester voltou a gravar as “Variações Goldberg”, de Bach, que voltaram a hipnotizá-lo, diz à Lusa, encontrando 35 anos depois do primeiro disco um músico muito diferente com uma “leitura mais romântica, expressiva, pessoalizada”.
Novembro inverteu a trajetória descendente de espectadores nos cinemas portugueses em relação a 2023, com uma variação homóloga de 13,2%, mas o total dos 11 meses mantém-se abaixo do ano passado, indicando uma perda de 6,8%.
Músicos e estudiosos da morna, estilo musical cabo-verdiano que na quarta-feira completa cinco anos como património da humanidade, queixam-se da falta de um elo de ligação às escolas e às gerações mais novas.
O Governo cabo-verdiano espera celebrar no primeiro trimestre de 2025 um protocolo formal com a família de Cesária Évora, cantora que levou a morna para o mundo, para criação de uma casa-museu na ilha de São Vicente.
A cerimónia dos prémios europeus de cinema acontece hoje em Lucerna, Suíça, e entre os nomeados estão a curta-metragem “2720”, de Basil da Cunha, e a coprodução portuguesa “Mataram o pianista”, dos espanhóis Fernando Trueba e Javier Mariscal.
A Câmara de Paris homenageou a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís dando o seu nome a uma biblioteca, numa iniciativa para promover a literatura portuguesa contemporânea e a obra da autora com uma ligação a Paris.
A Academia Goncourt decidiu, “por unanimidade”, suspender a 7.ª edição do Choix Goncourt da Argélia, tendo em conta a proibição naquele país do romance “Houris”, do escritor franco-argelino Kamel Daoud, vencedor do Prémio Goncourt 2024.
O compositor Sérgio Azevedo venceu a edição deste ano do Prémio de Composição DSCH Schostakovich Ensemble, no valor de 6.000 euros, que passa a ter periodicidade anual, anunciou hoje o agrupamento musical que promove o galardão.
A União dos Teatros da Europa, que reúne 12 grandes teatros europeus, reagiu “com surpresa” à "súbita exoneração" de Francisca Carneiro Fernandes da presidência da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB), anunciada na sexta-feira pelo Ministério da Cultura.
A Câmara de Idanha-a-Nova anunciou hoje que vai avançar com duas ações judiciais relacionadas com o caso da artista Cristina Rodrigues, a quem o município foi condenado a pagar 300 mil euros.
Um novo serviço das bibliotecas públicas, que permitirá aceder gratuitamente através de uma plataforma a livros digitais e audiolivros em todo o país, vai estar disponível e operacional online dentro de algumas semanas, numa iniciativa da direção-geral do livro.
Sete programadores e comissários de Capitais Europeias da Cultura (CEC) manifestaram-se preocupados pela mudança na gestão de Évora2027 e consideram difícil executar o programa em dois anos, como contaram dois dos responsáveis à agência Lusa.
A escritora portuguesa Maria Teresa Horta foi incluída numa lista elaborada pela estação pública britânica BBC de 100 mulheres mais influentes e inspiradoras de todo o mundo, que inclui artistas, ativistas, advogadas ou cientistas.
Roteiros, ‘workshops’, conversas, exposições e cinema vão realizar-se este mês no Alentejo e Ribatejo, num novo festival que quer colocar as duas regiões no mapa do turismo literário, foi hoje anunciado.
A Noite dos Reis da Bazuuca, que celebra a música dando palco aos artistas de Braga, regressa em janeiro, para a 5.ª edição, com um cartaz que inclui 16 nomes, foi hoje anunciado.
A Festa da Poesia regressa esta terça-feira a Matosinhos, para seis dias de uma programação artística diversificada, que conta com a participação de nomes como Frederico Lourenço, Camané, Isabel Rio Novo, Filipa Leal e Cláudia Lucas Chéu, entre outros.
Concertos de Manel Cruz, Jorge Palma, Paulo de Carvalho e Pedro Abrunhosa, uma peça de Tiago Rodrigues e um espetáculo de dança de Paulo Ribeiro são algumas das propostas do Teatro da Lousã para o primeiro semestre de 2025.
A cantora brasileira Liniker é a primeira confirmação para a 2.ª edição do Coala Festival Portugal, que decorre a 31 de maio e 1 de junho do próximo ano, em Cascais, anunciou hoje a organização.
O festival Sonic Blast vai voltar à Praia da Duna dos Caldeirões, no concelho de Caminha, entre 7 e 9 de agosto do próximo ano com bandas como Amenra, Fu Manchu e Circle Jerks, anunciou hoje a organização.