As escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada escolheram uma rapariga que decide entrar para a Força Aérea para protagonista de um livro sobre “a igualdade de direitos e oportunidades” entre mulheres e homens.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quis hoje associar-se à homenagem promovida pela edição deste ano do encontro literário Correntes D'Escritas, na Póvoa de Varzim, ao escritor chileno Luís Sepúlveda, que morreu em 2020.
A escritora portuguesa Maria Teresa Horta venceu o Prémio Literário Casino da Póvoa 2021, com o livro “Estranhezas”, atribuído no âmbito do encontro literário Correntes d'Escritas, na Póvoa de Varzim, anunciou hoje a organização.
O festival literário Correntes d'Escritas, na Póvoa de Varzim, começa hoje, totalmente online, um formato inédito e reduzido, que conta com a participação de uma centena de autores e iniciativas de homenagem ao escritor chileno Luís Sepúlveda.
A Casa da Música vai dar continuidade à sua programação online em março, com vários tipos de concertos, destacando-se os que são recuperados por perdurarem “na memória das audiências pelo seu caráter extraordinário”.
O músico português The Weatherman (Alexandre Monteiro) edita na sexta-feira “All Cosmologies”, álbum que é “uma espécie de ópera pop”, no qual as canções contam uma narrativa, e que terá também uma versão cinematográfica, em curta-metragem.
A coreógrafa Clara Andermatt, cuja companhia de dança celebra 30 anos, está a criar um grande espetáculo de homenagem ao músico cabo-verdiano Orlando Pantera, uma "figura marcante” pela forma como trabalhou e divulgou as raízes culturais do seu país.
A Associação Académica de Coimbra (AAC) lançou o Prémio Literário Manuel Alegre, uma iniciativa destinada a todos os estudantes que estejam matriculados no ensino superior português.
A Queima das Fitas do Porto 2021, prevista para maio, foi cancelada devido à evolução da situação epidemiológica da COVID-19, anunciou hoje a Federação Académica do Porto (FAP).
Centenas de pessoas saíram na quarta-feira à rua em Madrid e Barcelona para protestar contra a prisão do rapper Pablo Hasel, numa ação marcada pela violência que levou a polícia a carregar contra os manifestantes.
O funeral da atriz Carmen Dolores, que morreu na segunda-feira, aos 96 anos, realiza-se na sexta-feira, no Cemitério do Lumiar, em Lisboa, anunciou hoje a agência funerária Servilusa.
A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) lamentou hoje a morte de Carmen Dolores, na segunda-feira aos 96 anos, recordando-a como “uma das maiores atrizes portuguesas do século XX”.
O ator Diogo Infante disse à Lusa que vai sentir “mais falta” da amiga Carmen Dolores, que morreu na segunda-feira, admitindo ser-lhe difícil encontrar as palavras certas para fazer justiça ao que a atriz foi para si.
O diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, destacou o "extraordinário talento" e a "enorme dignidade e elegância" da atriz Carmen Dolores, que morreu na segunda-feira, em Lisboa, aos 94 anos.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte da atriz Carmen Dolores, enaltecendo "a sua carreira distinta", com "rigor e elegância" no teatro e em momentos importantes do cinema português.
A atriz Natália Luiza disse hoje à Lusa ter sido “uma honra” que Carmen Dolores a tivesse escolhido “para dar voz às suas palavras”, na peça “Carmen”, de 2018, encenada por Diogo Infante.
O primeiro-ministro, António Costa, lamentou a morte de Carmen Dolores, recordando-a como "uma atriz de uma delicadeza rara, modesta para quem tão admiravelmente marcou o teatro português", e que "amava a palavra".
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamentou a morte da atriz Carmen Dolores, uma “voz inesquecível” cujo talento “ajudou a transformar o teatro em Portugal” e que prestou um “serviço de exceção à cultura portuguesa”.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta "profundamente a morte do músico e guitarrista Joel Pina", recordando-o como “memória do Fado”, “figura central” desta expressão, e “referência maior da música portuguesa", numa nota de pesar hoje divulgada.
O músico Joel Pina, 100 anos, que foi viola baixo de Amália Rodrigues, morreu na quinta-feira, em Cascais, onde se encontrava hospitalizado, disse à Lusa a diretora do Museu do Fado, Sara Pereira.
O maestro suíço Michel Corboz, de 87 anos, cessou funções como titular do Coro Gulbenkian, formação que dirigiu ao longo de 50 anos, e passará a ser maestro honorário, anunciou hoje a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
A proibição de concursos televisivos com recurso a chamadas telefónicas com os prefixos 760 e 761, com custos acrescidos, vai ser decidida até 15 de abril, mediante proposta de um grupo de trabalho, revela um despacho hoje publicado.