“Intervenção” é o tema da edição 2024 do Festival Política, que vai decorrer de 2 a 4 de maio, em Braga, e que contempla 24 atividades, entre cinema, performances, música, humor, exposições e conversas.
A Assembleia da República e a Casa do Parlamento – Centro Interpretativo vão estar abertas ao público durante a tarde do dia 25 de abril, para assinalar o cinquentenário da revolução, com um programa inclui exposições, teatro e música.
A exposição "Pré/Pós - Declinações visuais do 25 de Abril" leva ao Museu de Serralves, no Porto, a partir desta quarta-feira, uma perspetiva dos anos em redor da revolução, em que se passou da libertação desejada à consentida.
A exposição “25 de Abril de 1974, Quinta-Feira” é inaugurada esta quarta-feira, numa iniciativa da Representação de Portugal junto da União Europeia (Reper) e a Embaixada de Portugal na Bélgica, comemorando os 50 anos de democracia.
A escritora norueguesa Kristin Roskifte venceu, com “Todos contam”, o prémio principal da segunda edição de Selo Caminhos de Leitura, atribuído pelo Observatório de Leitura, anunciou hoje a Câmara de Pombal.
Gabriel Abrantes, Rudolfo Quintas, Cristina Massena, Diogo Bolota e Maria Trabulo estão entre os finalistas do novo Prémio Norberto Fernandes, destinado a artistas portugueses ou residentes em Portugal, anunciou hoje a promotora do galardão.
Uma escultura do capitão Salgueiro Maia assinada pelo artista Vhils (Alexandre Farto) vai ser inaugurada, esta quinta-feira, em Castelo de Vide (Portalegre), terra natal de um dos heróis do 25 de Abril, divulgou a câmara.
O impacto do 25 de Abril nas Artes e o domínio das energias desde o paleolítico até à industrialização são temas de duas das quatro exposições que abrem na quarta-feira no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa.
Alexandre Guimarães e Catarina Palma são os novos animadores da Antena 3 que, na celebração dos 30 anos de existência, apresenta novidades na sua grelha a partir de 29 de abril.
Marcelo Rebelo de Sousa lamentou hoje a morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, considerando que foi uma referência e "elevou a classe" ao longo da sua vida profissional.
O primeiro-ministro reagiu à morte de Pedro Cruz, numa mensagem publicada numa rede social, considerando que “o jornalismo português perde uma das suas referências”.
A coreografia "Bacantes, Prelúdio para uma Purga", da cabo-verdiana Marlene Monteiro Freitas, vai estrear-se no Reino Unido no âmbito do Festival Internacional de Teatro de Londres, que decorre entre 5 de junho e 27 de julho.
O quotidiano de uma criança, numa família de pais separados, é contado num livro infantil ilustrado que aborda o tema da guarda partilhada, de Lara Xavier e Cátia Vidinhas.
O Teatro Viriato reabriu as portas há 25 anos e revolucionou não só a vida cultural de Viseu, mas também a de pessoas que, até hoje, o frequentam, quer em trabalho, quer em lazer.
A peça de teatro “A Tragédia de Aristides Inhassoro”, escrita por Pedro Galiza, vai estrear-se na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, na quinta-feira, para lembrar que ainda há muitas “chagas” da Guerra Colonial por curar.
Nos 50 anos do 25 de Abril, as editoras reforçaram os seus catálogos com obras alusivas à revolução, lançando no mercado romances, ensaios, livros de História, fotografia e até novelas gráficas dedicados ao período que pôs fim à ditadura.
Uma “espécie de clamor”, “pedido de ajuda e inspiração” à geração que fez o 25 de Abril, é como o encenador Pedro Penim define “Quis saber quem sou - um concerto musical” a estrear-se no sábado, em Lisboa.
O artista plástico e ativista chinês Ai Weiwei vai apresentar uma exposição com esculturas em cerâmica, inspiradas no tema da liberdade de expressão, na Galeria São Roque Too, em Lisboa, a partir de 15 de maio.
O FIND - Festival Internationale Neue Dramatik de Berlim vai apresentar, pela primeira vez, três produções em português, duas delas para assinalar diretamente os 50 anos do 25 de Abril de 1974, com sessões já esgotadas.
A venda de livros em inglês está a aumentar em Portugal, representando neste primeiro trimestre um crescimento de 33% face ao período homólogo, um fenómeno impulsionado em grande parte pelo TikTok, que está a preocupar os editores portugueses.
As cores originais usadas pelo artista Almada Negreiros no conjunto de painéis criados para a Gare Marítima da Rocha do Conde d’Óbidos, em Lisboa, começam a revelar-se pela mão dos especialistas responsáveis pelo projeto de restauro iniciado em janeiro.