Uma edição do livro "Breakfast at Tiffany's" com a capa coberta com mil diamantes está à venda em Nova Iorque por 1,3 milhões de euros para marcar o centenário de nascimento do seu autor, Truman Capote.
Musa de algumas correntes feministas, mas acusada de transfobia, a autora da bem-sucedida saga "Harry Potter", J.K. Rowling, tornou-se uma personalidade controversa nos últimos anos após diversas polémicas nas redes sociais.
A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) rejeitou que exista uma prática generalizada de recurso à Inteligência Artificial (IA) para tradução de livros, como denunciado numa carta aberta, admitindo apenas casos isolados que não definem a prática comum.
Mais de 60 tradutores, escritores, editores e livreiros portugueses denunciam o uso de ferramentas de inteligência artificial em traduções urgindo medidas de regulação em defesa das obras e dos profissionais.
O músico Joaquim Lourenço faz uma homenagem ao 25 de Abril de 1974 com o espetáculo “Era uma vez um País”, no qual, através de canções, pretende contar como era o país antes, mas também depois da Revolução.
A adaptação de "Fado Alexandrino", de António Lobo Antunes, estreia-se hoje no Teatro Nacional São João, no Porto, pela mão do encenador Nuno Cardoso, que encara a obra como a maior dos últimos 50 anos da literatura portuguesa.
Uma produção de Tiago Rodrigues, “Hécube, Pas Hécube”, e o espetáculo “Terminal (O Estado do Mundo)”, de Inês Barahona e Miguel Fragata, marcam a participação portuguesa na edição deste ano do Festival d’Avignon, em França, foi hoje anunciado.
A autora da saga "Harry Potter" escreveu que a polémica nova lei abre a porta para acabar com a liberdade de expressão e de crença "se a descrição precisa do sexo biológico” for vista como um crime.
Uma exposição que sublinha a relação de cumplicidade entre Amadeo de Souza-Cardoso e o casal de artistas Sonia e Robert Delaunay é inaugurada na quarta-feira, no Centro Pompidou, em Paris, anunciou a Fundação Calouste Gulbenkian.
O criador da saga "Star Wars" é o mais rico na lista anual das celebridades multimilionárias, que inclui realizadores, atletas, cantores e magnatas da indústria do entretenimento.
A grande voz da literatura francófona tinha 90 anos e era frequentemente apontada ao Nobel. O seu último livro, “O Evangelho do Novo Mundo”, homenageava Saramago.
Jim Lee, que deu nova vida a super-heróis como o Super-Homem, Batman e Mulher-Maravilha, falou sobre o impacto da tecnologia na criação dos artistas de banda desenhada.