O Dia Internacional dos Museus vai sublinhar este ano o papel destas instituições culturais na inclusão através de "uma experiência educativa holística", anunciou o Conselho Internacional de Museus (ICOM, na sigla em inglês), promotor do evento a nível mundial.
O musical “A madrugada que eu esperava”, idealizado e protagonizado pelas cantoras Carolina Deslandes e Bárbara Tinoco, que lembra que “o direito da Liberdade implica o dever da memória”, estreia-se hoje no Teatro Maria Matos, em Lisboa.
A Feira do Livro de Leiria vai crescer em 2024, com uma programação pensada por Isabel Lucas e Nuno Artur Silva, inspirada na liberdade e nos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, anunciou a Câmara.
Os Caretos de Podence saíram à rua no Domingo Gordo e mesmo com chuva muitos jovens vestiram o fato, garantindo a continuação da festa que é património da UNESCO.
No palco ou por detrás do pano, Manuela Soeiro soma 50 anos dedicados às artes cénicas, dos 79 que neste ano completou, mas há ainda forças para novos desafios: lançar a primeira escola independente de teatro no país.
O encenador Nuno Cardoso está a adaptar para o palco o livro “Fado Alexandrino”, de António Lobo Antunes, que considera “a grande obra dos últimos 50 anos da literatura portuguesa”, num espetáculo dedicado ao pai a estrear-se em abril.
Duas ativistas climáticas atiraram hoje sopa contra o quadro 'Le printemps' (Primavera) do famoso pintor francês impressionista Claude Monet, exposto no Museu de Belas Artes de Lyon, em França.
Hugo Gonçalves, autor de um romance sobre o 25 de Abril, considera a literatura uma ferramenta fundamental para a democracia, mas tem dúvidas do seu uso e alerta para a fragilidade da liberdade e do que custou 50 anos a conquistar.
Benoît Jacquot e Jacques Doillon, considerados herdeiros da Nouvelle Vague, foram acusados de abusos sexuais, juntando-se a nomes como Luc Besson, Nicolas Bedos, Philippe Garrel e Gérard Depardieu.
O Museu de Arte Contemporânea Armando Martins (MACAM) abre no final deste ano, refere a gestão daquele espaço num comunicado no qual anuncia uma distinção recebida hoje, nos prémios britânicos Surface Design Awards.
O escritor Sylvain Tesson e o ator Gérard Depardieu são alvos recentes num debate sobre a "cultura do cancelamento" cultural tem agitado a França, a que se juntou a nova ministra da Cultura Rachida Dati.
As obras de requalificação do Teatro de São Carlos, em Lisboa, vão trazer mais luz ao edifício, eficiência energética, aproveitamento de espaços inutilizados, melhores condições para profissionais e público, bem como uma cantina e um pátio, foi hoje anunciado.
"Uma comédia romântica com um aspirante a chefe de cozinha que descobre que a receita para o amor é mais complicada do que parece e que, no meio de um falso namoro, pode haver sentimentos demasiado reais", destaca a sinopse do livro.
O duplo signo da liberdade e da esperança marcam a programação cultural deste ano na Fundação Eugénio de Almeida (FEA), em Évora, com exposições de Ana Vidigal e Alfredo Cunha e uma coletiva de artistas nascidos após 1974.
Após escrever argumentos para a televisão e o cinema, e dirigido um filme, o antigo criminoso francês apresenta-se nos palco para falar sobre a sua vida.
A Casa das Histórias Paula Rego procura a pintura "Cães de Barcelona", uma peça preferida da artista, desaparecida desde 2008, para fazer parte da exposição "Manifesto", que vai reunir em abril, em Cascais, obras de resistência à ditadura.
O GUIdance dá hoje início à sua 13.ª edição, num evento que pretende pôr a “Humanidade a dançar em Guimarães”, mostrando em palco o que distingue as pessoas e como a dança as pode unir.