O primeiro-ministro, António Costa, considerou na sexta-feira que a iniciativa Capital Portuguesa da Cultura é da "maior importância", porque descentraliza a atividade cultural, e "um excelente exemplo" de como os autarcas "são fatores de congregação nacional".
O Supremo Tribunal Administrativo (STA) rejeitou o recurso dos seis bisnetos do escritor Eça de Queiroz, que contestam a sua trasladação para o Panteão Nacional, permitindo que a homenagem apoiada pela maioria dos descendentes se concretize.
Imagens pornográficas falsas de Taylor Swift, criadas através de Inteligência Artificial (IA) generativa, estão a ser amplamente partilhadas nos últimos dias em redes sociais e a gerar indignação entre a classe política norte-americana e fãs da cantora.
O festival literário Correntes d’Escritas, que se realiza na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, vai celebrar as suas 25 edições com um programa centrado na palavra liberdade, aludindo aos 50 anos do 25 de Abril.
A peça “Livrar-me”, que se estreia no dia 31, no Teatro Meridional, em Lisboa, é uma homenagem aos livros e aos escritores, a partir de uma mulher que narra a sua história, confundindo-a com personagens de ficção.
A peça “Ruy, a história devida”, na qual Ruy de Carvalho conta histórias inéditas da carreira profissional de quase 82 anos, regressa no dia 28 ao auditório do Taguspark, Porto Salvo, Oeiras, um ano depois de ali se ter estreado.
"Já o tendo feito no dia a seguir ao espectáculo (ontem), deixo agora as minhas desculpas públicas à Ana, uma pessoa que insultei sem justificação e saiu da sala, com toda a razão", escreveu o humorista.
A cooperativa cultural Largo Residências, que teve de deixar o Quartel do Largo do Cabeço da Bola, em Lisboa, abre este ano um novo centro cultural e comunitário no antigo hospital Miguel Bombarda, foi anunciado na quarta-feira.
Rui Sinel de Cordes, Salvador Martinha e Luís Franco Bastos subiram a palco para homenagear Ricardo Vilão, que morreu há quatro meses. O espetáculo "Morro amanhã" decorreu na terça-feira, dia 23 de janeiro, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.
O Museu das Marionetas do Porto vai abrir as suas portas ao público de forma gratuita no dia 3 de fevereiro para celebrar os 11 anos de existência, anunciou hoje aquele espaço na Rua de Belomonte.
O músico Sérgio Godinho vai lançar no dia 8 de fevereiro um novo romance, desta vez ambientado em Guimarães e no norte de França, uma história de encontros e desencontros que atravessa várias gerações e línguas, anunciou a Quetzal.
A venda de livros em Portugal cresceu em valor 5% em 2023, face a 2022, impulsionada sobretudo pelas faixas etárias mais novas e pelas redes sociais, mantendo uma tendência de crescimento registada nos dois anos anteriores, embora menos acentuada.
Duas décadas depois do assassinato de Jam Master Jay, começou na passada segunda-feira, 22 de janeiro, o julgamento contra dois alegados homicidas do famoso DJ do grupo americano Run-DMC, que deixou uma marca indelével no rap.
Uma biografia de Luís de Camões vai ser publicada em junho, nos 500 anos do poeta, mostrando o homem por detrás do mito, num trabalho de cinco anos de Isabel Rio Novo, que lhe trouxe “muitas surpresas”.
A participação portuguesa na Feira do Livro de Londres, agendada para decorrer entre 12 e 24 de março, deverá ficar limitada à presença de alguns editores independentes, afirmou o diretor, Gareth Rapley.
A Biblioteca Pública Municipal do Porto, em frente ao Jardim Marques de Oliveira (conhecido como São Lázaro), vai encerrar no primeiro semestre deste ano para obras de requalificação, adiantou hoje o diretor do Museu e Bibliotecas do Porto.
A primeira edição de "Os Lusíadas", de Luís Vaz de Camões, vai estar em exibição na Câmara Municipal do Porto, de quarta-feira a sábado, para assinalar os 500 anos do nascimento do poeta português.
A busca do lado “mais solar da existência” e do “prazer de viver”, através da tragicomédia, atravessam o espetáculo “À Procura de Chaplin”, de Rita Calçada Bastos, a estrear-se na quarta-feira, no Teatro São Luiz, em Lisboa.
A colecionadora de arte Maria da Graça Carmona e Costa, uma das maiores mecenas privadas do país, morreu hoje, em Lisboa, aos 90 anos, disse à agência Lusa fonte próxima da galerista.