Rui Moreira anunciou hoje que a Câmara do Porto irá “injectar um fundo extraordinário de 70 mil novos títulos” na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, 57 mil dos quais estarão disponíveis nas salas de leitura ou para empréstimo até junho.
O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, propõe, entre os dias 7 e 10, um ciclo artístico de voz e o som, incluindo uma instalação e passeio sonoros, espetáculos de música e dança, e um debate.
A artista Gaya de Medeiros e a investigadora Fernanda Eugénio fazem parte da programação de março da Amarelo Silvestre, em Canas de Senhorim, para orientarem ‘workshops’ de teatro que “derrubam barreiras”, disse hoje à Lusa o codiretor artístico da companhia.
O artista Rui Chafes, "escultor de relevo nacional e internacional", vai receber hoje o doutoramento 'honoris causa' pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, anunciou a instituição de ensino superior, em comunicado.
O presidente da Câmara do Porto anunciou hoje que, até junho, o projeto Biblioteca Errante, criado para compensar o encerramento da Biblioteca Pública Municipal, contará com nove polos em funcionamento, espalhados por toda a cidade.
A associação cultural Turbina e a livraria Mundo Fantasma juntaram-se para criar uma bedeteca no Porto, recuperando um projeto cultural de promoção de banda desenhada que existiu na cidade nos anos 1990.
O ator norte-americano apresentou a sua declaração por escrito a um tribunal do Novo México, onde decorre o processo judicial pela morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins no set do filme "Rust" em 2021.
O trabalho do cartoonista e artista plástico SAM, figura “muito importante” do cartoon político das décadas de 1970-1980, pode ser visto no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, a partir de hoje, dia em que cumpriria cem anos.
O lusodescendente nascido no Brasil Lourenço Cazarré conquistou a 5.ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro com a obra “Memória de Simeão Boa Morte e Outros Contos Poéticos”, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.
A Fundação Gramaxo inaugura quinta-feira um novo museu na Maia, num edifício com assinatura do arquiteto Álvaro Siza Vieira e um investimento de dois milhões de euros, com a exposição temporária “Cores vistas de dentro para fora”.
Através de uma competição de desenhos, banda-desenhada ou máscaras, a Comic Con Portugal pretende promover e dinamiza a educação e a arte no meio escolar.
O olhar de 28 artistas visuais sobre as possibilidades geradas após a conquista da liberdade em Portugal com o 25 de Abril de 1974 vai estar no centro de uma exposição a inaugurar a 8 de fevereiro, em Lisboa.
A peça “Victor ou as crianças no poder”, do dramaturgo francês Roger Vitrac, contrapõe personagens conscientes da realidade e do seu lugar, a outras alienadas por convenções, num aparente conflito entre lucidez da infância e futilidade da idade adulta.
Uma história contada em persa afegão vai estar em destaque na edição deste ano do Encontro Internacional de Contadores de Histórias e Narradores Orais, que decorre em Leiria e na Batalha até sábado.
Plásticos no teto, baldes no chão, paredes descascadas e vigas enferrujadas denunciam a degradação do Teatro Camões, em Lisboa, que hoje entra em obras para resolver problemas estruturais, ganhar espaços mais amplos, luminosos e áreas consagradas aos bailarinos.
O galerista Carlos Cabral Nunes considera que a obra da pintora Teresa Roza d’Oliveira, que vai estar em exposição em Londres, foi ignorada devido a discriminação por a luso-moçambicana ser mulher e lésbica.
"Sinel de Cordes fiz um pedido desculpas no seu Instagram usando a justificação que os maridos violentos costumam dar às mulheres no dia seguinte", disse Joana Marques.
Uma fotografia de propaganda nazi de Adolf Hitler a alimentar veados é um dos objetos da exposição “CUTE”, em Londres, sobre coisas “fofas” que, nos últimos 200 anos, foram usadas com diferentes intenções, como ocultar, dissimular ou apenas distrair.
Associações, sindicatos e estruturas culturais fizeram na sexta-feira uma tribuna pública, em Lisboa, para preparar um caderno reivindicativo em defesa da Cultura e contra a precariedade do setor.