A Fundação de Serralves, no Porto, conta encerrar o ano de 2024 com cerca de 1,24 milhões de visitantes, acima dos 1,1 milhões alcançados em 2023, anunciou hoje a instituição.
A Fundação de Serralves, no Porto, vai receber em 2025 exposições de artistas nacionais e internacionais, com destaques para as presenças da alemã Anne Imhof, da portuguesa Filipa César e do italiano Maurizio Cattelan, entre outros.
Mais de 2.000 pessoas estiveram hoje no Coliseu de Elvas, no distrito de Portalegre, a tocar a ronca, um instrumento tradicional, com o objetivo de inscrever este feito no Guinness World Records, segundo a organização.
A Marionet – Companhia de Teatro venceu o prémio Fundações 2024, na categoria Arte e Ciência, do Centro Português de Fundações, no valor de 25.000 euros que vai “ajudar a respirar melhor” e a concretizar novos projetos.
O Salão Brazil, sala de espetáculos da Baixa de Coimbra, vai abrir a programação de 2025 fiel às suas origens de apoio à criação artística, num ano em que pretende discutir os seus caminhos futuros com a comunidade.
O escritor Manuel Jorge Marmelo reuniu seis “ficções curtas”, incluindo quatro inéditas, num novo livro intitulado “Um Tão Brando Amor”, que colocou à venda, em edição do próprio, através da Amazon.
O Teatro de Vila Real dá o arranque a 2025 com uma homenagem ao ator Ruy de Carvalho, que aos 97 anos participa numa conversa de bastidores, e com os seis concertos do Festival de Ano Novo (FAN).
Uma exposição inédita que junta Paula Rego e Adriana Varejão, e outra que põe em diálogo novas criações de Carlos Bunga com obras da coleção do Centro de Arte Moderna são alguns destaques da programação da Gulbenkian para 2025.
O livro de banda desenhada "L'intranquille Monsieur Pessoa", do autor francês Nicolas Barral, inspirado na vida do poeta português Fernando Pessoa, vai ser publicado na primavera em Portugal, revelaram a editora Levoir e o tradutor.
Lisboa acolhe, em fevereiro, a primeira edição portuguesa do brasileiro Mainstreet Festival, anunciado pela organização como “o maior evento hip-hop do Rio de Janeiro", com um cartaz que inclui Orochi, Poze do Rodo e Cabelinho.
A Comissão Europeia exigiu hoje que Portugal retire as “regras discriminatórias” que permitem aos residentes no país, e não a outros visitantes, a entrada gratuita em museus, monumentos e palácios 52 dias por ano, iniciando procedimento de infração.
O grupo sul-coreano Kiss of Life vai estrear-se em Portugal com um concerto no Campo Pequeno, em Lisboa, no dia 13 de março do próximo ano, anunciou hoje a promotora.
A polícia do Irão negou ter detido Parastoo Ahmadi mas disse que convocou a cantora, após esta ter feito uma atuação online, em que apareceu sem lenço na cabeça e com os ombros à mostra.
A orquestra de Jazz de Espinho lança este domingo o seu primeiro álbum, que, intitulado “Dual Core” e disponível apenas em vinil, reúne obras dos seus diretores artísticos, o vibrafonista Eduardo Cardinho e o guitarrista Miguel Moreira.
O vibrafonista Eduardo Cardinho, coautor do disco que a Orquestra de Jazz de Espinho lança domingo, diz que os casos de assédio devem ser julgados com rapidez e cautela também pelo facto de poderem gerar cancelamentos por má-fé.
O Museu Nacional Resistência e Liberdade (MNRL), em Peniche, inaugura no dia 19 a exposição temporária “O Segredo de António Dias Lourenço”, assinalando o 70.º aniversário da “fuga histórica de um dos mais respeitados resistentes ao regime”.
O gnration, em Braga, vai receber artistas como Tashi Wada, Big Brave e FIRE!, entre muitos outros, nacionais e internacionais, no primeiros quatro meses de 2025, ano em que a cidade vai ser Capital Portuguesa da Cultura.
A Assembleia da República vai ter na próxima quinta-feira um concerto de Natal, pela orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana, nos Passos Perdidos do parlamento, que será pela primeira vez aberto ao público.
O Núcleo de Apoio às Artes Musicais (NAAM), que organiza o Metalfest de Barroselas, em Viana do Castelo, assinala hoje 25 anos, mas as comemorações, iniciadas em janeiro, prolongam-se até dezembro de 2025, com um concerto por mês.
A festa da passagem de ano no Porto conta com um concerto de Rui Veloso, a dar as boas vindas a 2025, e com o tradicional fogo de artifício lançado a partir do edifício da câmara, anunciou hoje a autarquia.
Dezenas de festivais portugueses estão entre os nomeados aos Iberian Festival Awards (Prémios dos Festivais Ibéricos), que contam com mais de 20 categorias e cujos vencedores serão conhecidos em março em Loulé, foi hoje anunciado.
O compositor Luís Tinoco ficou “imensamente feliz e surpreendido” por ter vencido o Prémio Pessoa 2024 e espera que esta distinção possa contribuir para “revitalizar e fortalecer” a área da música clássica e erudita em Portugal.
A discografia completa do músico Luís Cília, “fundamental na música portuguesa”, é reeditada numa coleção de discos compactos, com um livro que traça o seu percurso cívico e musical, da autoria de Octávio Fonseca, com a chancela Tradisom.