A exposição “As 7 Mulheres do Minho”, que celebra os 175 anos da Revolta da Maria Fonte, foi inaugurada hoje, no Centro Interpretativo Maria da Fonte, da Póvoa de Lanhoso, abrindo um ciclo da galeria, dedicado a artistas mulheres.
A investigadora portuguesa Leonor Riscado, especializada em literatura para a infância e juventude, morreu na sexta-feira aos 61 anos, revelou hoje o Plano Nacional de Leitura (PNL).
O festival Tremor regressa a São Miguel, de 07 a 11 de setembro, com um cartaz que inclui nomes como Angélica Salvi, Clã, Lena D’Água, Conferência Inferno, Ko Shin Moon e MadMadMad.
A primeira obra escrita direta e integralmente em língua cabo-verdiana pelo poeta José Luiz Tavares será editada no verão, anunciou o escritor, que está a preparar para 2022 o lançamento do seu "textamento" poético.
O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, acolhe em outubro um espetáculo que junta as quatro vertentes da cultura 'hip-hop' ('rap', 'graffiti', 'breakdance' e 'djing') e inclui atuações de Mundo Segundo & Sam The Kid e Kappa Jotta.
O festival Porto Blues Fest vai regressar em julho à concha acústica dos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto, com uma “forte aposta em bandas portuguesas”, bem como na vertente pedagógica, revelou hoje a organização.
O Arquiteturas Film Festival, que decorre no Cinema São Jorge, em Lisboa, encerra hoje a oitava edição, que é dedicada a Angola, com o anúncio dos vencedores e a projeção de "Mulheres", de Allen Mamona.
O Instituto Camões e a Fundação Gulbenkian vão apoiar o desenvolvimento de quatro polos de criação artística contemporânea nas áreas das artes cénicas e ou música nos PALOP e Timor-Leste, anunciou o instituto da Cooperação e da Língua.
A pintura piloto foi pintada em Santo Antão, em 2018, e desde então o artista plástico Joaquim Semedo não mais parou, estando sempre em "Viagens nas Tintas" para homenagear artistas e colorir murais nas ruas de Cabo Verde.
O filme de Bruno Miguel Resende, "Coronantine", sobre a quarentena no Porto, registado durante a Páscoa de 2020, venceu o “prémio de excelência” no Beyond the Curve Internacional Film Festival, em Paris, na categoria de "Quarantine Stories", disse hoje o realizador.
A Orquestra de Jazz de Matosinhos vai homenagear Ornette Coleman, com os saxofonistas Perico Sambeat e Ricardo Toscano, na Casa da Música, este sábado, no concerto “Ornette, What Is This?”.
O Parque dos Poetas, em Oeiras, recebe hoje a Noite da Literatura Europeia, uma maratona de leituras encenadas de obras de 15 autores contemporâneos, para assistir ao fim da tarde e pela noite dentro, sempre ao ar livre.
Peças inéditas em cortiça e mármore portugueses convivem com outras, icónicas, quase todas marcadas pelo forte ativismo pelos direitos humanos, na maior exposição de sempre realizada pelo artista chinês Ai Weiwei, que inaugura na sexta-feira, em Lisboa.
O concerto de despedida do grupo português Buraka Som Sistema, no verão de 2016 em Lisboa, vai ser editado em álbum a 2 de julho, anunciou hoje a promotora da banda.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, defendeu hoje ser urgente acabar com a “selva laboral” e a precariedade na cultura, criticando o Governo por não ter retirado “a lição devida” do que aconteceu na pandemia aos trabalhadores deste setor.
A livraria Lello, no Porto, inaugurou hoje um projeto “inédito” com a revista Time, que destaca autores laureados pela academia sueca que foram capa da revista norte-americana, e uma sala dedicada ao único Nobel da Literatura em língua portuguesa.
Cinco concertos no Castelo de Leiria e na Villa Portela compõem o programa da segunda edição de Criajazz, festival que oferece uma combinação de novo jazz e valores firmados a Leiria entre 13 de junho e 15 de agosto, anunciou segunda-feira a organização.
O festival PARApeito, criado em contexto de pandemia, leva espetáculos ao domicílio de pessoas em contexto de isolamento físico ou social, mas também a escolas, aproximando a Cultura do indivíduo e criando condições para os artistas poderem trabalhar.
O concelho de Famalicão acolhe, a partir de terça-feira, a 4.ª edição do “Porquê? – Teatro para a Infância e Juventude”, que até domingo vai andar de palco em palco, em diferentes freguesias, foi hoje anunciado.
O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, vai, a partir de terça-feira, voltar a encerrar várias salas da exposição permanente por falta de vigilantes, numa situação que se poderá arrastar até setembro, anunciou hoje a instituição.
Coimbra vai acolher a sétima edição de Portugal Slam - Festival de Poesia e Performance, entre 03 e 05 de junho, numa programação que conta oficinas, performances e batalhas de poesia falada, foi anunciado.
O Festival Músicas do Mundo (FMM) de Sines, em julho naquela cidade, foi adiado para 2022, porque "a situação epidemiológica ainda não está suficientemente estabilizada", anunciou hoje a câmara local.
Festival A Porta está de regresso a Leiria entre 2 e 18 de julho e a organização anunciou hoje os primeiros nomes do programa, entre os quais se encontram a harpista Angélica Salvi e os Sensible Soccers.