A ópera "Tosca" de Puccini, protagonizada pela soprano Catarina Molder, abre hoje, no jardim do Museu Nacional de Arte Antiga, o Operafest, festival de ópera que decorre em Lisboa até 11 de setembro.
A 90.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que decorre entre 27 de agosto e 13 de setembro, vai ter "a maior oferta editorial de sempre", com a presença de 638 chancelas, informou hoje a organização, em comunicado.
O filme luso-americano “Alice, Nova Iorque e outras histórias”, dos portugueses Tiago Durão (realização) e Sofia Mirpuri (produção), que se estreou no ano passado nos Estados Unidos, chega hoje às salas de cinema portuguesas.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) continua a analisar os moldes em que pode ser realizada a Festa do Avante! e aguarda mais documentos técnicos dos promotores comunistas antes de dar o seu parecer final.
A Oficina Iminente, versão do festival Iminente em ano de pandemia da COVID-19, fará do Panorâmico de Monsanto, em Lisboa, residência artística durante dez dias de setembro, “com o público a fazer parte do processo criativo”.
O Lisboa Mágica - Festival Internacional de Magia de Rua de Lisboa vai levar 150 espetáculos às ruas da capital entre 25 e 30 de agosto, com a participação de 15 artistas de sete países, anunciou hoje a organização.
Os artistas portugueses Odeith, Kruella d’Enfer, Add Fuel, AkaCorleone e Jorge Charrua, entre outros, vão pintar murais na Amadora em setembro, no âmbito da 6.ª edição do projeto Conversas na Rua, anunciou hoje a autarquia.
A Casa Fernando Pessoa (CFP), em Lisboa, reabre no próximo dia 29 com uma nova exposição, um auditório relocalizado e uma biblioteca renovada, depois de 16 meses de obras que vão permitir o "funcionamento mais sustentável" do edifício.
A câmara de Guimarães vai lançar uma plataforma digital para substituir a atual agenda cultural e promover a cidade, com o objetivo de provar que é possível "pôr os artistas a trabalhar" em tempos de pandemia.
O Salão Brazil, sala de concertos na Baixa de Coimbra, vai sair "fora de portas" e dinamizar quatro concertos no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, entre 12 e 20 de setembro.
O novo livro infantil da autora da saga de Harry Potter, J.K. Rowling, intitulado “O Ickabog”, chega a Portugal em novembro e incluirá os desenhos das crianças que vencerem um concurso de ilustração lançado hoje para esse efeito.
Um conjunto de quase 200 escritores de língua portuguesa exigiu hoje que sejam assumidos compromissos políticos para impedir uma “escalada” do populismo, da violência e da xenofobia, e apelou aos agentes democráticos para que contrariem estas ameaças ressurgentes.
O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) anunciou segunda-feira que reabre em 27 de agosto, com entrada gratuita, depois de estar fechado durante cinco meses e meio, devido à COVID-19.
“Regresso a casa”, o mais recente livro de José Luís Peixoto, marca o seu retorno à poesia 12 anos depois, e é um mergulho na intimidade e no sentimentalismo, em tempos de confinamento.
A segunda edição do Festival Guimarães Clássico decorre entre os dias 19 e 22, com uma "forte" vertente pedagógica, mostrando que "é possível manter a atividade cultural" em tempos de pandemia, disse hoje a organização.
Um jogo de cartas que reúne 240 "frases infelizes" do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, faz da ironia uma forma de protesto contra o Governo e, mesmo sem publicidade, tem sido um sucesso de vendas, despertando interesse até em Portugal.
O último livro da trilogia histórica de Hilary Mantel, "O Espelho e a Luz”, vai ser publicado em Portugal no dia 2 de setembro, em simultâneo com a reedição dos dois primeiros volumes, “Wolf Hall” e “O Livro Negro”.
A coprodução angolana “Dias Santana”, de Maradona Dias dos Santos e Chris Roland, estreia-se no dia 28 de agosto na Netflix, com o título “Santana”, tornando-se no primeiro filme angolano a estar disponível naquela plataforma de ‘streaming’.
O 50.º aniversário do compositor e pianista português Bernardo Sassetti, que morreu em 2012, vai ser assinalado com um concerto de homenagem, em setembro em Coimbra, na Quinta das Lágrimas, foi hoje anunciado.
O Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pelo município de Redondo, no distrito de Évora, conta na edição deste ano com modalidade livre e o tema "O Medo", foi hoje divulgado.
Três linhas de apoio social estão acessíveis a partir de hoje a trabalhadores independentes da cultura, a entidades artísticas e a espaços culturais que viram a atividade prejudicada pela pandemia da COVID-19.
O livro “Orfeu sem mim”, da autoria de Dionísio Vila Maior, foi a obra vencedora da terceira edição do Prémio de Poesia Joaquim Pessoa, promovido pela Câmara Municipal da Moita, foi hoje anunciado.
O Movimento Cultural Reverbera, que se apresenta ao vivo nas ruas de Lisboa no próximo fim de semana, propõe-se divulgar e apoiar os artistas "que tanto sofrem com a falta de atividade", foi hoje anunciado em comunicado.