Longe dos palcos e do calor dos fãs, os artistas lusófonos em Portugal tentam vencer o confinamento através de espetáculos nas redes sociais e novas criações, enquanto fazem contas à vida, pois sem atuações não têm rendimento.
O cantor e músico guineense Mory Kanté, conhecido pelo sucesso mundial “Yéké Yéké”, na década de 1980, morreu hoje aos 70 anos num hospital de Conacri, após doença prolongada, anunciou o filho.
O festival MEO Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia, adiado devido à pandemia da COVID-19, regressa em 2021, de 16 a 18 de julho, com Anitta e Liam Payne em cartaz, anunciou hoje o promotor à Lusa.
A proposta de lei do Governo que estabelece a proibição da realização de “festivais e espetáculos de natureza análoga” até de 30 setembro foi hoje aprovada por maioria, em votação final global, no parlamento.
A administração da RTP admite “alienar” terrenos no Monte da Virgem, Vila Nova de Gaia, para “valorizar” o Centro de Produção do Norte (CPN) da televisão pública, refere comunicado interno ao qual a Lusa teve hoje acesso.
O Presidente da República declarou-se hoje "muito sensível" à situação dos profissionais da cultura, mas defendeu que é preciso compatibilizar o regresso dos espetáculos com os dados disponíveis em termos de saúde pública.
O Tribunal Constitucional considerou não ser inconstitucional a norma que exige a autorização da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens para que menores possam participar em programas de televisão, revelou hoje a Procuradoria-Geral da República.
Um grupo de profissionais das Artes está a tentar reunir 219 euros para entregar à ministra Graça Fonseca, numa referência ao valor máximo do apoio a trabalhadores independentes por redução de atividade.
Leiria assinala o Dia do Município na sexta-feira num registo diferente do habitual devido às medidas de contenção da pandemia de COVID-19, que suspendem a atribuição de medalhas e implicam uma programação pela internet, na qual se destaca um concerto de David Fonseca.
Gravações inéditas ao vivo de Amália Rodrigues em Paris serão editadas em julho, quando passarem cem anos sobre o nascimento da fadista, no âmbito do projeto de edição da sua discografia completa, liderado pelo musicólogo Frederico Santiago.
A Casa da Música, no Porto, vai retomar os concertos no dia 1 de junho, apenas numa Sala Suggia de lotação limitada, com uma programação redesenhada para se adequar ao momento atual e entradas livres todo o mês.
O Teatro Nacional São João (TNSJ), o Teatro Carlos Alberto (TeCA) e o Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, reabrem a 1 de junho e os espetáculos regressam a 6 de agosto, anunciou o TNSJ.
Os apoios aos media, no âmbito do impacto da pandemia, começam hoje a chegar ao setor, com a Impresa (SIC) e a Media Capital (TVI) a receberem a maior fatia nos órgãos de comunicação social de âmbito nacional.
O Museu dos Biscainhos, em Braga, será o cenário principal da nova série televisiva “Vento Norte”, cujas filmagens terão início em 13 de julho, prolongando-se por três meses, anunciou hoje a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).
A edição deste ano do VOA – Heavy Rock Festival, prevista para 02 e 03 de julho no Estádio Nacional, em Oeiras, foi cancelada, anunciou a organização, marcando já datas para 2021.
O direto do humorista Bruno Nogueira no Instagram, na sexta-feira, atingiu cerca de 175 mil visualizações em tempo real, um recorde nas redes sociais portuguesas, com o último capítulo da rubrica “Como é que o Bicho Mexe?”.
As editoras retomam os lançamentos no final de maio e início de junho, com novos romances de Julián Fuks e Djaimilia Pereira de Almeida, memórias da artista Patti Smith e uma nova tradução de “Eneida”, entre outras novidades.
Os teatros da Broadway, em Nova Iorque, permanecerão fechados pelo menos até 6 de setembro, devido à epidemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), anunciou a associação profissional Broadway League.
Por cada espetáculo cancelado em Portugal, até 31 de março, devido à pandemia da COVID-19, 18 artistas ficaram sem rendimento, de acordo com os resultados de um inquérito promovido pela Fundação GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas).
O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje que a Festa do Avante! poderá realizar-se desde que sejam cumpridas as orientações sanitárias da Direção-Geral da Saúde (DGS), porque a atividade política dos partidos “não está proibida”.