O presidente do PSD, Rui Rio, considerou "ridículo e inaceitável" que a Direção-Geral da Saúde (DGS) não divulgue o parecer técnico sobre a realização da Festa do Avante!, exigindo que o Governo socialista o faça.
A nova coreografia de Olga Roriz, intitulada "Seis Meses Depois", estreia-se a 18 de setembro, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, e será incluída na digressão da companhia este ano e em 2021, com "Autópsia".
A associação Materiais Diversos (MD) vai apresentar, de 9 a 11 de setembro, no festival Short Theatre, em Roma, espetáculos de Catarina Miranda, David Marques, Volmir Cordeiro e Tiago Cadete.
Obras inéditas de Almada Negreiros, nas quais o artista apresenta uma interpretação geométrica de várias pinturas antigas, entre elas os Painéis de São Vicente, que toda a vida o fascinaram, serão exibidas em outubro, em Lisboa e na Batalha.
A ministra da Cultura disponibilizou-se hoje para receber a plataforma Convergência Pela Cultura que agendou um protesto para terça-feira, apesar de o manifesto onde constam as suas reivindicações não lhe ter sido dirigido, “certamente por lapso”.
O Presidente da República pediu hoje que "muitos milhares" de pessoas visitem a Feira do Livro de Lisboa, considerando que a cultura sofreu mais com a pandemia de COVID-19 do que o turismo ou a comunicação social.
A ex-vereadora da Cultura da Câmara de Guimarães Francisca Abreu morreu na quarta-feira, aos 66 anos, informou a autarquia, que atribuiu à "visão cosmopolita, arrojada e integradora" daquela responsável o "sucesso" da Capital Europeia da Cultura (CEC), em 2012.
O Vagos Metalfest vai ter como cabeças de cartaz, em 2021, os noruegueses Dimmu Borgir, para além dos conterrâneos Emperor e dos americanos Testament, que já estavam confirmados para a edição de 2020, que acabou por não se realizar.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamentou hoje a morte do artista plástico Nikias Skapinakis (1931-2020), apontando-o como "um mestre" da cor, da forma, da geometria e das metáforas.
A peça "Amado Monstro", a partir do romance homónimo do escritor espanhol Javier Tomeo, estreia-se em setembro na sala estúdio do Teatro da Trindade, em Lisboa.
O pintor Nikias Skapinakis, que marcou mais de seis décadas da arte portuguesa contemporânea e fez o "Retrato dos Críticos", morreu na quarta-feira, em Lisboa, aos 89 anos, anunciou a Galeria Fernando Santos, que representa o artista.
A Feira do Livro do Porto, que será um dos “grandes eventos” na cidade pós-confinamento, prepara-se para abrir na sexta-feira, com a organização “confiante na adesão das pessoas” e os expositores “apreensivos com a perda de rendimentos das famílias”.
A figura do navegador Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil em 1500, serve de mote para um dia de festa, em setembro, na aldeia histórica de Belmonte, no distrito de Castelo Branco, foi hoje anunciado.
A segunda edição da Feira Kriativa vai levar, a partir de hoje, à Associação Recreativa e Cultural dos de Músicos (ARCM), em Faro, 20 dias de programação com mais de 60 ações artísticas e momentos de reflexão.
Quinze escritores portugueses estão entre os 54 semifinalistas do Prémio Oceanos de Literatura, que distingue anualmente as melhores obras publicadas em língua portuguesa, e que conta ainda com 37 brasileiros, um moçambicano e um cabo-verdiano.
O PSD de Fafe exigiu hoje a atuação do Ministério Público (MP) para “aferir responsabilidades” sobre o concerto interrompido no sábado pela autarquia por não cumprir as regras de distanciamento social devido à COVID-19 nem estar licenciado.
Os Cupertinos gravaram pela primeira vez mais de uma dezena de obras do compositor Duarte Lobo, mestre da polifonia portuguesa dos séculos XVI/XVII, no seu segundo álbum editado pela britânica Hyperion, que chega às lojas na sexta-feira.
António Dacosta, Bartolomeu Cid dos Santos, Costa Pinheiro, José Barrias, Júlio Pomar, Maria Helena Vieira da Silva e Paula Rego estão entre os protagonistas do livro inédito de António Tabucchi "Estórias com figuras", que é publicado na terça-feira.
Projetos de teatro, dança e música por artistas como Marco Martins, Victor Hugo Pontes e Capicua, além de homenagens a Amália, Sassetti e Bruno Candé compõem a nova programação 2020/21 do São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa.
Regina Guimarães diz que não escreve livros, antes poemas, mas soma mais de 30 publicações e uma seleção “com o afeto da inteligência” de Rui Manuel Amaral resultou na sua primeira antologia poética, apresentada no domingo no Porto.
O novo livro de Teresa Veiga, “Cidade Infecta”, tem como pano de fundo um crime, mas gira em torno de duas amigas, explorando conceitos como relações tóxicas, violência doméstica, solidão e desamor, num romance inspirado pelo confinamento da autora.
A plataforma Rimas e Batidas e o programa de rádio Raptilário lançaram hoje uma compilação instrumental criada por artistas negros para protestar contra o racismo e o desrespeito pelos direitos humanos, intitulada “Labanta Braço”.