O bailarino e coreógrafo Jorge Salavisa, que dirigiu o Ballet Gulbenkian e a Companhia Nacional de Bailado (CNB), morreu esta segunda-feira, aos 81 anos, confirmou à agência Lusa fonte oficial da CNB.
A exposição “Inverted Landscapes”, patente em Berlim, pretende, através da história de dois artistas de Portugal e Alemanha, homenagear todas as pessoas que têm “mais história do que espaço”, sublinha o autor André Teodósio.
A criação artística nacional e a divulgação da história da dança são os "eixos fundamentais" da nova temporada da Companhia Nacional de Bailado (CNB), gerida apenas para os próximos três meses, numa situação "atípica" criada pelos constrangimentos da pandemia.
O artista britânico Michael Kiwanuka venceu na noite de hoje o prémio Mercury pelo terceiro disco, “Kiwanuka”, e que foi considerado o melhor álbum britânico ou irlandês do ano.
Em comunicado, o Conselho de Ministros confirma a “prorrogação da proibição de realização ao vivo em recintos cobertos ou ao ar livre de festivais e espetáculos de natureza análoga”.
A coreografia "Mal - Embriaguez Divina", de Marlene Monteiro Freitas, com múltiplas referências às ambivalências do mal, do sádico ao cometido com boas intenções, tem hoje estreia nacional na Culturgest, em Lisboa.
O músico Sandro Rodrigues, distinguido com o prémio Henriette Hustinx 2020, do Conservatório de Maastricht, quer explorar o mercado musical depois de 15 anos de estudo de guitarra clássica, incorporados em “Fantasia”, primeiro álbum a solo, destacado pela crítica.
O Festival Jovens Músicos cumpre a partir de hoje a décima edição, com alguns concertos ao vivo e transmissões online, mas sem a revelação de novos laureados, já que o Prémio Jovens Músicos foi adiado para 2021.
A segunda edição da Feira Ibérica de Teatro, prevista para outubro no Fundão, distrito de Castelo Branco, foi adiada para o verão de 2021 devido às circunstâncias relacionadas com a pandemia de COVID-19, anunciaram hoje os promotores.
A União Audiovisual, de apoio a trabalhadores da Cultura, conseguiu recolher, nos concertos que promoveu em Évora este fim-de-semana, alimentos suficientes para assegurar duas semanas de entregas de cabazes em Lisboa, disse à Lusa fonte daquele grupo informal.
O músico português Guilherme Lucas compôs mais de uma dezena de "cenários sonoros", com guitarra elétrica, para poemas ditos pelo escritor Charles Bukowski e o resultado é o livro-CD "Radio Bukowski", a editar em outubro pela Tradisom.
A escritora Lídia Jorge vai ser homenageada pela freguesia de Alvalade, em Lisboa, bairro onde mora, no âmbito dos 40 anos da sua vida literária, com uma programação cultural que começa na segunda-feira e se estende até dia 26.
O mundo estava diferente quando o navio de cruzeiro “Magnifica” deixou Itália, em janeiro, com 26 portugueses a bordo entusiasmados por irem percorrer o périplo de Fernão de Magalhães, objetivo interrompido pela COVID-19 que levou o medo a bordo.
O cartoonista alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de prémios.
A realizadora Marta Sousa Ribeiro fez um filme sobre a adolescência, enquanto momento de frustração emocional, e irá estreá-lo, com o título “Simon chama”, no domingo, no festival de San Sebastian, em Espanha.
O realizador português Pedro Peralta estreia, no dia 23, no festival de cinema de San Sebastián, em Espanha, “Noite Perpétua”, uma curta-metragem sobre amor e dignidade, a partir de um acontecimento verídico do pós-guerra civil espanhola.
Os dois primeiros títulos do projeto editorial Empilhadora, do Teatro Nacional São João (TNSJ), dizem respeito a William Shakespeare e Anton Tchékhov, dois nomes-chave da dramaturgia mundial, e são apresentados hoje, no Porto.
Uma peça inédita de grandes dimensões, considerada pela família de Almada Negreiros "a pedra no sapato" do espólio do artista, está a ser restaurada e vai poder ser vista pelo público, depois de 80 anos guardada no antigo atelier.
O diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, considerou hoje que o financiamento à cultura em Portugal é “da ordem do ridículo” e defendeu que é altura de o Governo “finalmente apoiar qualquer coisa” no setor.
O músico Samuel Úria edita esta semana o álbum "Canções do pós-guerra", que deveria ter saído na primavera, não fosse uma pandemia trocar-lhe o calendário e atribuir novos significados ao disco, como contou à agência Lusa.
O ex-Presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou hoje o lançamento do seu novo livro a 17 de novembro, duas semanas após a eleições presidenciais que opõem o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden.