Quase 1200 projetos de séries de ficção ou documentário foram admitidos ao concurso de apoio à escrita de argumentos para autores em Portugal, promovido pela plataforma Netflix com o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
A distribuidora NOS Audiovisuais vai estrear, entre julho e novembro, pelo menos uma dezena de filmes portugueses, entre os quais “Surdina”, “Golpe de Sol” e “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, foi hoje anunciado.
A cantora Carminho escreveu em sextilhas um livro biográfico para crianças sobre a fadista Amália Rodrigues, que sai este mês, numa altura em que se celebra o centenário da diva do fado.
A atriz Madalena Pestana, que fez parte do elenco fundador da companhia A Comuna - Teatro de Pesquisa, morreu na segunda-feira, em Lisboa, aos 70 anos, disse hoje à Lusa fonte próxima da família.
Armin van Buuren, David Guetta, Dimitri Vegas & Like Mike e Martin Garrix são alguns dos nomes confirmados para o festival de dança e música eletrónica Tomorrowland, que acontece em julho, pela primeira vez, em edição online.
O músico Sérgio Godinho e o curador e professor universitário Sérgio Mah são os protagonistas da conversa de hoje do projeto “Eu cá, tu lá”, de A Tempo, na página de Facebook da organização.
A Semana da Cultura Chinesa estreia na segunda-feira em Macau com o lançamento de livros traduzidos pela primeira vez do chinês para português, um passo para combater ‘slogans’ e melhor perceber a China, disse à Lusa um dos organizadores.
Abriu hoje em Santiago de Compostela, na Galiza, a primeira feira do livro da península ibérica inaugurada na era da pandemia de COVID-19, com medidas especiais de segurança.
A cantora Miley Cyrus publicou na sexta-feira uma série de mensagens no Twitter dirigidas ao presidente do Governo espanhol, Pedro Sanchez, e ao primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, a pedir que estes protejam a população mais vulnerável da pandemia.
O cardeal José Tolentino Mendonça venceu a edição deste ano do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural, pelo seu contributo “excecional” enquanto divulgador da cultura e dos valores europeus, anunciaram hoje os promotores.
O Teatro Aveirense organiza pela primeira vez, durante quase um mês, o "Criatech Online", uma iniciativa da Câmara de Aveiro (CMA), que vai juntar uma exposição coletiva e várias ações pontuais em ambiente digital.
A Câmara de Viseu aprovou hoje o pedido de reprogramação e recalendarização de 17 projetos inscritos no programa Viseu Cultura para este ano, como forma de manter o apoio municipal.
A Orquestra Filarmónica Portuguesa atua em 21 de junho no Campo Pequeno, em Lisboa, no âmbito do 250.º do nascimento de Beethoven, anunciou hoje a promotora Everything is New.
A Noite da Literatura Europeia, que em anos anteriores esteve integrada nas Festas de Lisboa, realiza-se este ano em formato “radiofónico”, com leituras de excertos de obras para ouvir depois do jantar, nos dias 27 e 28 de junho.
O gnration, em Braga, regressa ao ativo no dia 03 de julho, com um concerto do saxofonista britânico Andy Sheppard e do baterista português Mário Costa, no âmbito do ciclo “Julho é de Jazz”, foi hoje anunciado.
O vencedor do prémio literário angolano Jardim do Livro Infantil edição 2020, anulado por plágio, assumiu hoje ter copiado a obra na internet e pediu desculpas aos angolanos, considerando-se "arrependido" e "literalmente morto" pelas mensagens de repúdio.
A actriz Maria José, com uma carreira que se estende por mais de 80 anos, dos palcos de revista, na infância, à televisão da atualidade, morreu hoje, em Lisboa, aos 92 anos, disse à Lusa fonte próxima da família.
O Teatro Nacional de São João, no Porto, anunciou hoje a retoma da programação artística em julho, com três sessões da peça “Castro”, de António Ferreira, exclusiva e gratuita, para profissionais de saúde, proteção civil e “Amigos” do TNSJ.
Alguns músicos da cidade do Porto lamentaram hoje que a Câmara Municipal de Porto mantenha “um silêncio ensurdecedor” sobre os apoios ao setor cultural no município, durante a pandemia de COVID-19, e como pretende distribuir os fundos anunciados pelo Governo.
A norte-americana Kali Uchis, o português Slow J e os britânicos Jungle vão atuar na 26.ª edição do festival Super Bock Super Rock (SBSR), em Sesimbra, que, devido à COVID-19, foi adiada para 2021, foi hoje anunciado.