Livro do vencedor do prémio José Saramago em 2017, de Julián Fuks, foi reeeditado em Portugal pela Penguin Livros (chancela Companhia das Letras). O livro venceu também o Prêmio Jabuti.
A edição deste ano da iniciativa ‘Uma Imagem Solidária’ conta com a doação de mais de 100 fotografias de fotojornalistas e “amantes de fotografia” de Portugal, França, Macau e Brasil, indicou hoje a organização.
O roubo de uma custódia valiosa da Igreja Matriz da Lousã, durante as invasões francesas, inspira um livro de banda desenhada (BD) com fins pedagógicos que o cartunista e professor Carlos Sêco vai apresentar no sábado.
Uma exposição que reúne obras de 47 artistas adquiridas pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) em 2021 e 2022, para a sua coleção, inaugura na quinta-feira, no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional/Galerias Municipais, em Lisboa.
O livro "Mulheres na Guerra", da jornalista e comentadora Helena Ferro de Gouveia, tem o propósito de resgatar nomes que tiveram "dimensão histórica significativa" e que foram esquecidos e é também "um pequeno contributo para a igualdade".
Testes genéticos e investigação sobre o passado estão na base da nova criação da companhia mala voadora, intitulada “Slovenia blood stories”, um espetáculo biográfico sobre dois atores a estrear-se na quinta-feira, na Escola do Largo, em Lisboa.
O Governo da Madeira assinala os 40 anos da morte do escritor Horário Bento de Gouveia com a reedição do seu romance "Lágrimas Correndo Mundo”, que será apresentada na terça-feira, no Funchal, anunciou hoje o executivo.
Seis autores portugueses e seis grupos de cante alentejano compõem a participação portuguesa na Feira do Livro de Madrid deste ano, entre 26 de maio e 11 de junho, segundo o programa hoje divulgado.
O corpo de Ari Boulogne, que dizia ser filho do célebre ator francês Alain Delon, foi encontrado neste sábado no seu apartamento em Paris, indicou o Ministério Público, confirmando a informação do diário Le Parisien.
Um dos mais prolíficos e bem-sucedidos escritores americanos, Philip Roth tem o seu “Indignação”, de 2008, editado em Portugal pela Leya, chancela Dom Quixote.
A artista portuguesa Diana Sousa está nomeada para os Eisner, os prémios norte-americanos de banda desenhada, como colorista em duas séries publicadas na editora Dark Horse Comics, revelou a organização dos prémios.
O escritor José Luís Peixoto espera publicar no próximo ano um segundo roteiro literário sobre Portugal na sequência de “Onde”, dedicado aos municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, revelou.
O Pavilhão de Portugal na 18.ª Exposição Internacional de Arquitetura – Bienal de Veneza, que acolhe o projeto “Fertile Futures”, com curadoria de Andreia Garcia, é inaugurado oficialmente hoje, segundo dia de pré-abertura da iniciativa.
A Noite da Literatura Europeia regressa no dia 3 de junho, para uma edição com leituras encenadas de obras de 15 países, sobre temas como feminismo, guerra ou dramas familiares, e vai decorrer no Intendente, em Lisboa.
Um estudo português divulgado esta semana mostra que mais de dois terços dos inquiridos (75%) dizem ter interesse por cultura, mas que há setores mais importantes para a sociedade, como a saúde, a educação e a habitação.
O Prémio Literário Hernâni Cidade deste ano, instituído pela Câmara de Redondo (Évora), através da biblioteca municipal, é dedicado à modalidade de conto e tem como tema “Migrantes”.
O escritor Salman Rushdie avisou que a liberdade de expressão no Ocidente está sob a maior ameaça que já assistiu em toda a sua vida, naquele que foi o seu primeiro discurso público após ter sido atacado.
A “voz única” da artista Luísa Cunha, que ecoa num percurso de três décadas, em peças que transportam uma “dimensão política e social subtil”, pode ser escutada a partir de hoje, em Lisboa, na maior retrospetiva da sua obra.
O Dia Internacional dos Museus assinala-se hoje a nível internacional, sob os princípios da sustentabilidade e bem-estar, com centenas de atividades programadas em museus portugueses, de Norte a Sul e nas ilhas.