A ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamentou hoje a morte do artista plástico Nikias Skapinakis (1931-2020), apontando-o como "um mestre" da cor, da forma, da geometria e das metáforas.
A peça "Amado Monstro", a partir do romance homónimo do escritor espanhol Javier Tomeo, estreia-se em setembro na sala estúdio do Teatro da Trindade, em Lisboa.
O pintor Nikias Skapinakis, que marcou mais de seis décadas da arte portuguesa contemporânea e fez o "Retrato dos Críticos", morreu na quarta-feira, em Lisboa, aos 89 anos, anunciou a Galeria Fernando Santos, que representa o artista.
A Feira do Livro do Porto, que será um dos “grandes eventos” na cidade pós-confinamento, prepara-se para abrir na sexta-feira, com a organização “confiante na adesão das pessoas” e os expositores “apreensivos com a perda de rendimentos das famílias”.
A figura do navegador Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil em 1500, serve de mote para um dia de festa, em setembro, na aldeia histórica de Belmonte, no distrito de Castelo Branco, foi hoje anunciado.
A segunda edição da Feira Kriativa vai levar, a partir de hoje, à Associação Recreativa e Cultural dos de Músicos (ARCM), em Faro, 20 dias de programação com mais de 60 ações artísticas e momentos de reflexão.
Quinze escritores portugueses estão entre os 54 semifinalistas do Prémio Oceanos de Literatura, que distingue anualmente as melhores obras publicadas em língua portuguesa, e que conta ainda com 37 brasileiros, um moçambicano e um cabo-verdiano.
O PSD de Fafe exigiu hoje a atuação do Ministério Público (MP) para “aferir responsabilidades” sobre o concerto interrompido no sábado pela autarquia por não cumprir as regras de distanciamento social devido à COVID-19 nem estar licenciado.
Os Cupertinos gravaram pela primeira vez mais de uma dezena de obras do compositor Duarte Lobo, mestre da polifonia portuguesa dos séculos XVI/XVII, no seu segundo álbum editado pela britânica Hyperion, que chega às lojas na sexta-feira.
António Dacosta, Bartolomeu Cid dos Santos, Costa Pinheiro, José Barrias, Júlio Pomar, Maria Helena Vieira da Silva e Paula Rego estão entre os protagonistas do livro inédito de António Tabucchi "Estórias com figuras", que é publicado na terça-feira.
Projetos de teatro, dança e música por artistas como Marco Martins, Victor Hugo Pontes e Capicua, além de homenagens a Amália, Sassetti e Bruno Candé compõem a nova programação 2020/21 do São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa.
Regina Guimarães diz que não escreve livros, antes poemas, mas soma mais de 30 publicações e uma seleção “com o afeto da inteligência” de Rui Manuel Amaral resultou na sua primeira antologia poética, apresentada no domingo no Porto.
O novo livro de Teresa Veiga, “Cidade Infecta”, tem como pano de fundo um crime, mas gira em torno de duas amigas, explorando conceitos como relações tóxicas, violência doméstica, solidão e desamor, num romance inspirado pelo confinamento da autora.
A plataforma Rimas e Batidas e o programa de rádio Raptilário lançaram hoje uma compilação instrumental criada por artistas negros para protestar contra o racismo e o desrespeito pelos direitos humanos, intitulada “Labanta Braço”.
A ópera "Tosca" de Puccini, protagonizada pela soprano Catarina Molder, abre hoje, no jardim do Museu Nacional de Arte Antiga, o Operafest, festival de ópera que decorre em Lisboa até 11 de setembro.
A 90.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que decorre entre 27 de agosto e 13 de setembro, vai ter "a maior oferta editorial de sempre", com a presença de 638 chancelas, informou hoje a organização, em comunicado.
O filme luso-americano “Alice, Nova Iorque e outras histórias”, dos portugueses Tiago Durão (realização) e Sofia Mirpuri (produção), que se estreou no ano passado nos Estados Unidos, chega hoje às salas de cinema portuguesas.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) continua a analisar os moldes em que pode ser realizada a Festa do Avante! e aguarda mais documentos técnicos dos promotores comunistas antes de dar o seu parecer final.
A Oficina Iminente, versão do festival Iminente em ano de pandemia da COVID-19, fará do Panorâmico de Monsanto, em Lisboa, residência artística durante dez dias de setembro, “com o público a fazer parte do processo criativo”.
O Lisboa Mágica - Festival Internacional de Magia de Rua de Lisboa vai levar 150 espetáculos às ruas da capital entre 25 e 30 de agosto, com a participação de 15 artistas de sete países, anunciou hoje a organização.
Os artistas portugueses Odeith, Kruella d’Enfer, Add Fuel, AkaCorleone e Jorge Charrua, entre outros, vão pintar murais na Amadora em setembro, no âmbito da 6.ª edição do projeto Conversas na Rua, anunciou hoje a autarquia.
A Casa Fernando Pessoa (CFP), em Lisboa, reabre no próximo dia 29 com uma nova exposição, um auditório relocalizado e uma biblioteca renovada, depois de 16 meses de obras que vão permitir o "funcionamento mais sustentável" do edifício.
A câmara de Guimarães vai lançar uma plataforma digital para substituir a atual agenda cultural e promover a cidade, com o objetivo de provar que é possível "pôr os artistas a trabalhar" em tempos de pandemia.